Nota ”Oficial” – Maggi faz nota sobre abandono da vida pública

03/05/2018 11:26

Já não havia se desincompatibilizado em abril. Agora, acusado de corrupção ativa pela PGR, o ministro Blairo Maggi engrossa a fala em abandonar definitivamente a política

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP) disse nesta 4ª feira (2.mai.2018) que deixará a vida pública ao final de seu mandato como senador. O político foi denunciado pela PGR (Procuradoria Geral da República) por corrupção ativa.

A assessoria de imprensa divulgou uma nota sobre a denúncia. Mas, para os amigos, a nota enviada em grupo do WhatsApp ganhou o seguinte trecho: “Por estes motivos é que estou deixando a vida pública no final do meu mandato”.

Em fevereiro, o ministro e senador licenciado já havia dito que não seria candidato à reeleição e que pretendia ficar no ministério até o fim do ano. O mandato dele no Senado termina em 2019. Ele não se desincompatibilizou do ministério para concorrer a cargo eletivo em outubro.

A PGR afirma que Maggi teria participado, em 2009, do esquema de compra e venda de vagas no TCE-MT (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso). À época, ele era governador do Estado. Delatores afirmaram que Blairo Maggi teria pago R$ 4 milhões para aliado.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pede ao STF a perda de função pública de Blairo Maggi e a reparação do dano patrimonial (R$ 4 milhões).

 

Leia a íntegra da nota:

“O ministro Blairo Maggi deixa claro que causa profunda estranheza e indignação a denúncia oferecida pela Procuradoria Geral da República, uma vez que o mesmo fato já foi objeto de investigação em 2014 e arquivado a pedido da própria PGR.

Na época, o inquérito nº 3842, da relatoria do ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, foi arquivado pela 2a turma do STF por falta de provas.

Desta vez, este mesmo caso é objeto de novo inquérito que tem o ministro Luiz Fux como relator, porém sem novos argumentos ou provas. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, desconsiderando completamente a decisão de arquivamento do STF ofereceu nova denúncia.

O ministro ressalta ainda que essa postura da Procuradoria Geral da República é uma violência contra a competência do ministro Dias Toffoli e desprestígio absoluto à autoridade de decisão já proferida pela 2a Turma do Supremo Tribunal Federal.

Assessoria de imprensa

Ministro Blairo Maggi

Por estes motivos é que estou deixando a vida pública no final do meu mandato.

Abraço.

Blairo

 

 

 

Da Redação com informações da assessoria do Drive e Poder 360