Opinião – A Copa do mundo apenas confirma o que todos sabíamos

02/07/2018 15:04

 

”É uma ótima notícia num ano como o de 2018, quando escolheremos aquele ou aquela que irá comandar o nosso destino pelos próximos 4 anos”

e há uma coisa em comum entre o jornalismo político e o esportivo, é a espantosa capacidade de prever com antecedência infalível não o que vai acontecer, mas apenas o que já aconteceu. É o que chamo de previsão após o fato consumado! Então, utilizando essa mesma técnica miraculosa das favas contadas, vou colocar para fora aquele grito que estará preso na garganta dos brasileiros seja qual for o resultado da Copa: eu sabia!

Eu sabia desde o primeiro momento que esse time do Tite ia chegar a esse ponto. Eu sabia que ia dar no que deu. Era só prestar atenção aos detalhes, não se deixar levar nem pelo otimismo nem pelo pessimismo – ou seja, bastava apenas fazer uma análise objetiva do time – para cantar a bola do que aconteceu. No início, eu ficava ate meio sem graça porque bastava eu só arriscar e dar o meu palpite que parecia que estava cometendo uma heresia. Taí, ó: cadê aqueles que eram os donos da verdade?

O fato é que a seleção, assim como um país, não é um jogo isolado. É um todo. É um campeonato. E o resultado final é fruto das bases que são estabelecidas desde sempre e não de momentos aleatórios. E a Copa é mais uma prova disso. A grande lição da Copa é que ela não começa no dia da estrela. Ali, ela está quase terminando. E o resultado final é apenas um reflexo de tudo que foi feito antes.

Por isso, eu sempre falei que a história da seleção em 2018 estava escrita nas estrelas. Porque tudo, absolutamente tudo, se encaixava perfeitamente para que esse inevitável desfecho se confirmasse. E agora? Como ficam aqueles que remaram na contramão?

Como ficam aqueles que disseram o contrário? Espero ao menos que da próxima vez tenham um mínimo de coerência e humildade e saibam olhar as coisas com o distanciamento necessario e não resvalem para um oportunismo de nadar de acordo com as correntezas da opinião pública, falando depois coisas vagas e ambíguas que servem apenas de escudo para maquiarem o seu medo de expor antes sua verdadeira opinião e correr o risco de errar.

A seleção está aí. A Copa acabou. A maior conquista de todas é que vivenciamos um grande momento como nação e isso vai muito além do futebol. Somente isso já nos faz imensamente devedores aos meninos que envergaram a mágica e encantada amarelinha. No mais, é bom saber que vivemos hoje num país onde é possível ter previsibilidade. E o final da copa e a equipe de Tite são uma prova disso.

É uma ótima notícia num ano como o de 2018, quando escolheremos aquele ou aquela que irá comandar o nosso destino pelos próximos 4 anos. É bom saber que mudamos tanto quanto o Brasil mudou e já podemos antever o nosso destino. Eu sabia que chegaríamos onde chegamos.

 

 

Por Mario Rosa

Tags: