Indicador BC – PIB registra recuo de 3,34% de abril para maio

16/07/2018 11:56

Um dos fortes fatores apontados pelo IBC que contribuíram para que o PIB tivesse o resultado negativo, foi a greve dos caminhoneiros desencadeada em todo país

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma “prévia” do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), registra recuo de 3,34% na economia brasileira, de abril para maio.

De acordo com os dados divulgados nesta segunda (16), um dos fatores que contribuiu para o resultado negativo foi a greve dos caminhoneiros, deflagrada no dia 21 de maio. A paralisação da categoria pela diminuição no preço do diesel prejudicou o abastecimento de alimentos e combustível em todo o país.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador do BC teve queda de 1,54%. Já o resultado registrado de março para abril deste ano foi de um aumento de 0,49%.

O IBC-Br é usado ainda pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros, a Selic. No entanto, nem sempre o indicador condiz com os dados oficiais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos.

Mercado financeiro

A projeção do mercado financeiro para a expansão do PIB deste ano caiu de 1,53% para 1,50%. Para 2019, a estimativa segue em 2,50%.

Inflação

A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 4,17% para 4,15%, segundo o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central todas as segundas. Para as instituições financeiras, o IPCA em 2019 será 4,10%, abaixo da meta de 4,5%, com limite inferior de 3% e superior de 6%.

 

Fonte – agência Focus