OPINIÃO – Algo além da candidatura Marina Silva

22/08/2018 12:45

Por: José Maria Couto Pereira

“Seu discurso sempre resvala para uma verborragia um tanto desataviada, deixando o interlocutor sem resposta objetiva. Sabe-se que a candidata está no páreo não para conquistar o resultado, mas para marcar sua presença …”

A imprensa tem noticiado que, senão Lula, a candidata Marina Silva ganha em Minas (não se sabe em outros estados). Leitores, a verdade! Insistamos com a verdade enquanto a verdade nos aconselha e nos protege de uma nova insanidade que muito nos custaria, e estamos a uma altura em que não nos permitimos mais errar.

O país tem registrado normas de convivência social que, no fundo, nos incomoda, nos amedronta e falseia a verdade. Para comentar e encerrar esta rápida observação, como a nós custa admitir que a companheira daquela guerreira que foi Marrielle Maia Alves Ferreira, friamente assassinada, seja tratada como “viúva” da grande morta ! Ora, leitores, isto custa muito a todos nós, este aviso vai de encontro à nossa formação cívica e moral construída ao longo de milhares de anos, e esta nuvem cinzenta de salamaleques a entidades (inclusive a LGBT), estacionou agora sobre todos, nos desconfortando e induzindo a nova geração a dúvidas que se eternizarão em seus espíritos. É verdadeira a qualificação de “viúva” ? É indispensável à informação ? Se a designassem antes simplesmente como a companheira da brava brasileira não seria o bastante ? Convém a sociedade refletir sobre este desvio de nossos conceitos e convicções ao peso de que, do contrário, seríamos preconceituosos, homofóbicos e outras barbaridades. É preciso certa coragem para assinalar a verdade, e para fugir desta doutrinação esquerdopata que tenta sobrepor novas crenças para o necessário resgate da “cidadania ofendida”, enquanto LGBTs e demais transgêneros falam o que querem e exigem adesão às suas elucubrações impertinentes, com o auxílio de setores da imprensa.

Marina, candidata sempre evasiva.

Este preâmbulo se presta a destacar a verdade, a louvar a verdade, esta virgem diáfana, como único meio de análise e compreensão de um fenômeno, inclusive o eleitoral. A Operação Lavajato inaugurou e realçou um novo juízo sobre políticos e governantes: o da moral impávida ! Acordamos de um sono letárgico que nos encobria a extensão das falcatruas, seus autores e onde se localizavam (até no Olimpo) ! E agora, está supervalorizado como garantia exclusiva da representação popular, destacando o componente básico de toda personalidade humana que é o respeito pelo mandato junto á tutela imaculada do interesse público.

Neste diapasão, a candidata Marina Silva abre distância sobre outros candidatos. Porém, tal candidatura não satisfaz o requisito básico de uma representação política no grau máximo, pois que esta representação enumera requisitos para o candidato de importância superlativa para o êxito de uma gestão apurada, tal como urgentemente precisamos. O conhecimento técnico-intelectual, a experiência obtida no exercício de missões e cargos executivos, as relações internacionais e, principalmente, o conhecimento de como exercer a pretendida missão a ponto de saber contornar crises e a dialética necessária para lidar com os setores sociais, suas intercorrências e o manejo de medidas para as quais se faz necessário o poder de persuasão, são imediatamente exigíveis, e o diálogo já provado com as classes empresariais, responsáveis pelos números confortadores de nosso desenvolvimento, enfeixa as potencialidades de um presidente. A candidata é sempre evasiva quando se aprofundam questões técnicas que exigem raciocínio consentâneo às exigências do mundo moderno, um pouco por desconhecer postulados de temas intricados e outro tanto para tentar não descolorir seu passado de viés socialista, que não encontra mais guarida entre nós. Seu discurso sempre resvala para uma verborragia um tanto desataviada, deixando o interlocutor sem resposta objetiva. Sabe-se que a candidata está no páreo não para conquistar o resultado, mas para marcar sua presença e continuar abrindo seu baú ideológico, já ultrapassado, porém tentando aproximar-se do populismo de Lula, fundamentalmente demagógico, de suas pregações irresponsáveis e de sua suposta perseguição pela justiça, e assim a candidata logra avantajar-se em atingir uma camada eleitoral de mal informados, de agitadores, de inocentes, de analfabetos, até de oportunistas.

O Brasil já errou muito. Mais um passo em falso o projetará fatalmente a um abismo aterrador.

José Maria Couto Moreira é advogado.