Competência – Secom do TCE-MT é case de sucesso em evento nacional

30/11/2018 13:28

Em evento realizado em Florianópolis (SC), no VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC 2018), que acontece no Centro de Convenções Centro Sul, Secretaria foi destaque

Por uma Comunicação Estratégica. Esta foi a defesa feita pelo secretário de Comunicação Social do TCE de Mato Grosso, Américo Corrêa, em apresentação durante o VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC 2018), que acontece no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis (SC). A palestra foi ministrada de forma paralela ao evento e direcionada aos membros da Rede de Comunicação dos Tribunais de Contas do país.

De acordo com o secretário, as instituições precisam reconhecer que ainda há uma distância a se percorrer para aproximar os Tribunais de Contas da sociedade. Para ele, Mato Grosso está à frente neste sentido e conseguiu se estruturar para atender de forma mais ampla as necessidades da Corte de Contas e da busca dos cidadãos em dialogar. Como prova disso, foram apresentados dois cases de sucesso. O primeiro relacionado à Reestruturação da Área Técnica, que desvinculou as Secretarias de Controle Externo e as especializou em 9 unidades com foco em assuntos como: segurança pública, meio ambiente, previdência e saúde. Foram realizadas 137 ações de Comunicação num período de 90 dias.

O outro case de sucesso apresentado foi o que reuniu as ações do 1º Laboratório de Boas Práticas de Controle Externo dos Tribunais de Contas. Em 45 dias, foram realizadas 561 de ações comunicacionais antes, durante e após o evento.

Para o presidente da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira, “transparência” deve ser a prioridade das unidades responsáveis pela Comunicação Social dos Tribunais de Contas do Brasil. Em fala aos servidores da Rede de Comunicação, o presidente reconheceu a dificuldade de traduzir em linguagem simples e cotidiana termos técnicos utilizados pelas instituições, ao passo que defendeu a atuação estratégica e ampla destas unidades para os cidadãos.

“Os Tribunais de Contas só vão alcançar o reconhecimento da sociedade quando a Comunicação conseguir intermediar este diálogo”, pontuou. Confirmando este posicionamento, o anfitrião do ENTC 2018, conselheiro do TCE-SC, Luiz Eduardo Cherem, reforçou a importância do fluxo de informações entre Secretarias e Assessorias com os principais veículos de Comunicação. O foco deve ser o cidadão. “Precisamos nos fazer entender aos de fora. Vivemos uma revolução tecnológica e informacional. Portanto, é necessário às instituições que se utilizem deste setor importante para chegar à população”, afirmou.

Outro case apresentado na ocasião foi o do TCE de Santa Catarina, que vem se utilizando das redes sociais como WhatsApp, Twitter e YouTube para difundir decisões de julgamentos com uma linguagem mais acessível. De acordo com o assessor do TCE-SC, Rafael Martini, é importante que a Comunicação esteja presente “online” para gerenciar da imagem dos TCs. A Corte de Santa Catarina possui quatro aplicativos que, juntos, já contabilizam mais de 400 downloads.

Também foram apresentados os cases do TCE-AM, que, por meio do diretor de Comunicação, Elvis Chaves, está se articulando fortemente pelo WhatsApp para distribuir e difundir as informações com os veículos de imprensa; e do TCE-PR, que, segundo o seu diretor de Comunicação Social, Nilson Pohl, transformou-se neste ano (2018) ao se voltar aos resultados benéficos à população como: análise prévia de editais; fiscalização em obras de licitação; fiscalizações presenciais; e monitoramento remoto.

 

 

 

Da Redação. Matéria divulgada originalmente no site do TCE-MT