Petróleo nas Praias – Gregos se defendem sobre vazamento de óleo

03/11/2019 14:59

Empresa se defendeu em nota dizendo ter analisado sensores, porém, rastreio aponta Bouboulina como única embarcação a ter navegado na rota Venezuela/Malázia

Dona do navio Bouboulina, apontado como fonte do óleo que atinge o litoral nordestino desde o fim de agosto, a Delta Tankers se defendeu neste sábado (2.nov.2019).

“Não há prova de que o veículo tenha parado, conduzido nenhum tipo de operação navio-navio, expelido ou vazado óleo, desacelerado, feito curva brusca, em sua passagem da Venezuela para Melaka, Malásia”, diz em nota. Operação navio-navio pode ser, por exemplo, a transferência da carga de óleo entre duas embarcações em alto mar.

Uma empresa de tecnologias geospaciais de Brasília, a HEX, afirma ter encontrado a mancha de óleo que seria o “marco zero” do desastre ambiental em imagem de satélite datada de 29 de agosto. O único navio que passou pela área na data do derramamento teria sido o Bouboulina.

A Delta Tankers diz ter vasculhado os sistemas de câmeras e sensores do navio e não encontrado nada. Também afirma que o Bouboulina chegou a seu destino sem perda de carga detectada.

A empresa afirma que os dados podem ser entregues às autoridades brasileiras, caso elas busquem pela informação. Esse contato, diz a firma, até agora não foi feito.

Leia a tradução da nota divulgada pela Delta Tankers:

“Atenas, 2 de novembro de 2019

Delta Tankers LTD., operadora do transportador de petróleo cru Bouboulina, sob uma bandeira grega, informa que conduziu uma busca completa por material de suas câmeras e sensores que todos seus navios carregam como parte de sua política ambiental e de segurança, para monitorar a atividade a bordo, atividade do interna da embarcação, bem como alterações de curso, paradas, velocidade, etc.

Não há prova de que o veículo tenha parado, conduzido nenhum tipo de operação navio-navio, expelido ou vazado óleo, desacelerado, feito curva brusca, em sua passagem da Venezuela para Melaka, Malásia.

Esse material deverá ser compartilhado com as autoridades brasileiras, elas devem contactar a investigação da empresa. Até agora, esse contato não foi feito.

Como foi noticiado ontem, 1º de novembro, na manifestação inicial da Delta Tankers, seu navio navegou da Venezuela carregado em 19 de julho de 2019, indo diretamente, sem paradas em outros portos, para Melaka, Malásia, onde toda a carga foi entregue sem perdas.

Delta Tankers LTD. trabalha seguindo políticas ambientais estritas, de acordo com regulamentos internacionais e as câmeras e sensores em todos seus navios são parte dessas políticas.

 

 

 

Via Poder360

Tags: