Análise – Coronavoucher traz alívio e risco para a popularidade do Governo

05/05/2020 14:13

”Caixa Econômica Federal já beneficiou 50 milhões de brasileiros com o auxílio emergencial de R$ 600; aumenta apoio dos mais pobres; interrupção pode reverter opinião”

Há duas notícias importantes para o governo de Jair Bolsonaro, uma boa e uma ruim. A boa é que o coronavoucher tem sido capaz de aumentar a popularidade entre os mais pobres. A ruim é que 1 dia o benefício vai ter que acabar. A reação a isso é uma incógnita.

O aumento da popularidade entre os mais pobres é importante porque esse foi o estrato de renda que deu proporcionalmente menos votos a Bolsonaro na eleição de 2018.

Isso seria bom de qualquer maneira para o governo e o presidente. Ganha especial importância no momento em que ele perde apoio entre os mais ricos.

É resultado da demissão litigiosa do ministro Sergio Moro, das contradições do governo em relação ao isolamento social e controle da pandemia e da aproximação do presidente com grupos radicais, incluindo pessoas que desdenham a democracia e vão a manifestações dispostas a agredir jornalistas.

Não se sabe se os eleitores que se frustraram com isso ignoravam o pensamento e as atitudes de Bolsonaro antes de ser presidente ou se esperavam que ele mudasse depois de eleito. De 1 modo ou de outro, isso revela uma grande ignorância sobre o modo de ser do presidente.

Voltando ao coronavoucher: é 1 benefício que tem enorme peso no orçamento doméstico dos mais pobres e, consequentemente, em toda a economia, como observou Carlos Thadeu de Freitas Gomes em artigo no Poder360.

É melhor dar dinheiro para as pessoas do que para as empresas, porque elas vão aplicar tudo em consumo. Empresas podem usar o dinheiro para pagar salários ou dívidas, o que é bom, ou para outras coisas, como remunerar os acionistas ou guardar. Óbvio que é direito de empresários usar o dinheiro como bem entendem, só que quando se fala de dinheiro público a preocupação com o melhor uso é de todos.

O sucesso do coronavoucher é resultado do que os economistas chamam de utilidade marginal decrescente. Um real tem peso enorme para quem ganha pouco. Para dar a mesma felicidade a 1 rico é preciso lhe entregar mil vezes mais. Em uma sociedade tão desigual quanto a brasileira, o dinheiro que vai para o pobre ajuda a movimentar toda a economia.

O problema, com notou Bolsonaro, é que 1 mês de coronavoucher custa R$ 30 bilhões. Pode até ser prorrogado, mas em algum momento vai ter de parar de ser pago. A reação dos beneficiários poderá ser, na melhor das hipóteses, neutra. Na mais provável, negativa.

A teoria utilitarista também mostra que a felicidade de receber algo de modo contínuo se concentra no momento inicial. Depois o ganho passa a ser visto como algo normal. A interrupção, por outro lado, causa decepção. É 1 nó que o governo precisará desatar.

 

 

 

Por Paulo Silva Pinto, formado em jornalismo pela USP (Universidade de São Paulo), com mestrado em história econômica pela LSE (London School of Economics). No Poder360 desde fevereiro de 2019. Foi repórter da Folha de S.Paulo por 7 anos. No Correio Braziliense, em 13 anos, atuou como repórter e editor de política e economia

Tags: