Opinião – O endividamento menor em maio e injeção de liquidez na economia

19/05/2020 15:02

”pode-se dizer que os consumidores estão menos endividados neste mês e os indicadores de inadimplência mostram que o grande risco que assusta os bancos ainda não tem razão de existir”

A proporção de famílias endividadas caiu de 66,6% do total em abril para 66,5% em maio, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC), da CNC. Com dados coletados entre 20 de abril e 05 de maio, são menos 33,3 mil famílias no país com dividas entre cartão de crédito, cheque especial, crédito pessoal, crédito consignado, carnês, financiamentos de carros, financiamentos de imóveis. Mesmo com a proporção de endividados elevada, embora a ligeira queda em maio, a inadimplência ainda não se revela um problema. As famílias estão conseguindo, em alguma medida, quitar suas obrigações financeiras.

O menor percentual de famílias com dividas entre abril e maio revela que, apesar das vastas medidas de estímulo ao crédito adotadas para enfrentar a pandemia, predominam dificuldades para que os recursos efetivamente cheguem aos consumidores. Nos balanços dos bancos, o aumento do risco demonstrado nas provisões para inadimplência confirma o que mostram os últimos dados sobre crédito do Banco Central (BACEN).

As concessões reais de crédito com recursos livres para pessoas físicas caíram 25,2% em março, último relatório disponível com dados sobre o crédito. Houve reduções em todas as modalidades de crédito – cheque especial, credito pessoal, cartão de crédito e aquisição de bens por prazos mais longos -, e não somente nas que custam mais caro ao consumidor. A redução concentrada apenas nas modalidades mais caras poderia indicar a troca de uma divida que pesa mais no orçamento, por outra mais barata, que é o que viemos aconselhando às famílias seguirem pagando suas dividas.

Nesse contexto de elevada incerteza e menor apetite das instituições financeiras para emprestar, passados dois meses da crise humanitária, a inadimplência não mostra sinais de que entrou em trajetória explosiva, pelo menos não ainda.

Também segundo os dados da PEIC de maio, as famílias com contas ou dívidas em atraso representam 25,1 % do total de famílias, ante 25,3% em abril, e dos mesmos 25,3% da pesquisa de março. Ou seja, apesar de pequena, houve redução das famílias com dividas em atraso.

Por outro lado, os consumidores reincidentes na inadimplência são mais numerosos: aumentou o percentual dos que relatam não ter condições de pagar suas contas ou dividas em atraso, e que, portanto, permanecem inadimplentes. O indicador havia registrado 10,2% em março, passou para 9,9% em abril e voltou a subir, para 10,6% em maio. Para meses de maio essa é a maior taxa do levantamento mensal realizado pela CNC.

No entanto, quando se olham as faixas de renda pesquisadas, nota-se que nas famílias com mais de 10 salários mínimos, aumentou mais o volume dos que afirmam não ter condições de pagar, enquanto essa proporção de respostas cresceu menos para as famílias com até de 10 salários.

Esse detalhe é importante, pois as famílias com renda menor estão sendo mais afetadas pela crise, principalmente quanto à manutenção dos empregos e da própria renda. Elas também são os principais alvos das medidas emergenciais. O “corona voucher” é um dos exemplos, a iniciativa tem beneficiado muitas pessoas a conseguirem manter suas contas e também algum nível de consumo.

Assim, pode-se dizer que os consumidores estão menos endividados neste mês e os indicadores de inadimplência mostram que o grande risco que assusta os bancos ainda não tem razão de existir. Por isso, o sistema financeiro pode e deve ajudar a economia, diante dos volumosos recursos liberados dos depósitos compulsórios no Bacen.

 

 

 

Por Carlos Thadeu de Freitas Gomes é economista-chefe da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Foi presidente do Conselho de Administração do BNDES e diretor do BNDES de 2017 a 2019, diretor do Banco Central (1986-1988) e da Petrobras (1990-1992).

Tags: