Editorial – As controversas da pandemia em Cuiabá

25/05/2020 00:01

”O prefeito Emanuel Pinheiro vem recebendo duras críticas da classe empresarial, formais e informais para a reabertura do setores de bares e restaurantes”

Conforme o decreto do dia 27 de abril, onde o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) determinou o fechamento de bares e restaurantes, passado quase 1 mês, a classe empresarial começou a se mobilizar solicitando a reabertura do setor. No entanto, Emanuel nega atender as mesmas por medidas de segurança sanitária municipal.

Na tarde e início da noite dessa segunda-feira (18.05), dezenas de representantes do setor fizeram carreatas (buzinaço) e foram até o prédio da Prefeitura, dar voz de protesto ao chefe do executivo municipal.

A maioria dos que lá estavam presentes, eram comerciantes formais e informais, de pequeno e médio porte, classes mais atingidas do setor pela quarentena, em virtude da total dependência da circulação de pessoas e capital de sustentação limitado.

O prefeito se posicionou, resistindo às pressões e salientando que a Saúde da população é sua prioridade neste momento de pandemia e que seguir com tais restrições, está longe do seu desejo para a economia da capital:

”Eu não posso ceder à pressões, mesmo que legítimas, de um determinado setor. Os tempos são difíceis para a população de forma macro. É preciso compreender o momento que estamos enfrentando com sensatez. A responsabilidade das vidas dos cuiabanos neste momento, são minhas”, enfatizou Pinheiro.

Emanuel Pinheiro enfrenta além da pandemia, a revolta popular seguida de uma possível crise eleitoral que se avizinha. Desafetos do Legislativo Municipal e alguns nomes menos expressivos, já se postulam como pretensos adversários.

Caso esse cenário venha ganhar solidez, o prefeito de Cuiabá pagará um preço por acreditar em valorizar um setor problemático, porém, plena pandemia, que sempre foi cobrado pela população e usado por candidatos em seus palanques em tempos de eleições – Saúde.

Mesmo porquê, apesar do seu lugar ao ”sol” da economia local, nunca vimos político sair em defesa de bares e restaurante em seus comícios.

 

 

 

Por Kadu Rachid, diretor no Correio da Semana, publicitário crítico, analítico & opinativo.

Tags: