Normalidade – Emanuel solta decreto de reabertura do comércio cuiabano

28/05/2020 13:58

O prefeito Emanuel Pinheiro determinou hoje (28.05) novo decreto para reabertura de shoppings, bares, restaurantes e similares com datas e horários alternativos

A decisão do decerto nº 7.929, assinado nesta quinta-feira (28) pelo prefeito Emanuel Pinheiro, estabelece para a primeira semana de junho o início da retomada das atividades de shoppings centers, bares, restaurantes e similares, instalados na Capital. Além das datas de retorno, o documento fixa um série de ações de biossegurança que deverão ser adotadas pelos estabelecimentos.

“Já tínhamos estabelecido esses retornos, de forma gradual, em outros decretos. Nesse período, mantemos um constante diálogo com os setores e sempre garantimos que no momento certo adotaríamos essa medida. Estamos sendo responsáveis em toda decisão, para não colocar a perder todo resultado positivo que conquistamos. Por quase 80 dias promovemos o isolamento social e graças a essas medidas que mantemos certo controle da pandemia”, explica o prefeito.

O prefeito Emanuel Pinheiro fazendo o pronunciamento do decreto nº 7.929

De acordo com o cronograma de retorno gradual, as atividades varejistas dos shoppings centers voltam a abrir as portas na próxima quarta-feira (3), com horário de atendimento de segunda-feira à sábado, das 14h às 22h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados. Somado a isso, o sistema delivery desses estabelecimentos pode operar de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h.

Para o mesmo período, foi definido o retorno gradual dos trabalhos no Shopping Popular de Cuiabá. Para o local, todavia, o horário estabelecido é de segunda à sábado, das 09h às 17h. Além disso, o funcionamento ocorrerá mediante a limitação de abertura de 50% do boxs, mediante alternância de datas, a fim de possibilitar que todos os empreendimentos funcionem em dado período de tempo.

A determinação do decreto onde, shoppings centers como também para o Shopping Popular, é de que até o dia 30 de junho, a lotação máxima permitida é de 30% da capacidade total dos espaços. Após essa data será permitido o funcionamento com 50% da capacidade. Caso o limite seja ultrapassado, as portarias, bem como os acessos ao estacionamento devem ser fechados, até que a saída de pessoas justifique as novas entradas.

Já o setor de bares, restaurante, lanchonetes e congêneres, a retomada acontece a partir do dia 8 de junho, de terça à domingo (e feriados), das 11h  às 15h para almoço, e das 18h as 23h para jantar. Os estabelecimentos também deverão adorar medidas como controle do fluxo pessoas, distanciamento mínimo de 1,5m de uma pessoa para outra, distanciamento mínimo de 2m entre as mesas, e desinfecção das mesas e cadeiras, antes e após cada utilização.

“Estamos cada vez mais sendo rigorosos nas medidas de biossegurança que devem ser adotadas por esses estabelecimentos. Por exemplo, exigimos a utilização de máscara por todas as pessoas, desinfecção total do ambiente, aferição da temperatura, entre outras. São regras que valerão até quando verificarmos a necessidade e que podem ser modificadas a qualquer momento, dependendo do monitoramento da Covid-19 na Capital”, ratificou Emanuel.

 

 

 

Da Redação com informações de Bruno Vicente da Secom-Cuiabá

Tags: