24/08/2020 10:18
”Meio digital trouxe a presença dos influenciadores. Importância de influenciadores cresceu. Com o aumento, vieram os problemas. Transparência é 1 dos quesitos cruciais. Estratégia se aplica mais a certas marcas”
O volume de influenciadores na internet continua a crescer. Com seus próprios canais de vídeo, perfis em redes sociais e até mesmo, alguns deles conquistaram uma gama substancial de seguidores e são vistos por muitas marcas como um canal confiável para alcançar e influenciar suas audiências. Porém, com a popularização do marketing de influência também apareceram, inevitavelmente, os problemas.
Marcas e empresas estão agora exigindo responsabilidade de seus parceiros influenciadores, esperando o mesmo rigor e transparência que já são entregues pelas formas de mídia já estabelecidas.
42% dos consumidores concordam que veem hoje muito conteúdo patrocinado nas mídias sociais. 25% acreditam que é altamente recomendável que essas postagens sejam identificadas de alguma forma. Isso cai para 11% na China, um dos principais mercados do setor.
“Transparência é um dos principais drives para construir a confiança das audiências. Consumidores acreditam nas pessoas que conhecem, ou que acham que conhecem, o que explica a confiança nos influenciadores. Na China, os influenciadores sempre são pagos –algo que fica claro para a audiência. A maioria deles é transparente com os seus seguidores em suas relações comerciais com as marcas e produtos que eles apresentam”, explica Bob Wang, VP de Estratégia, Social e CRM, Ogilvy China.
Influenciadores são mais adequados para algumas categorias de produtos e indústrias do que outros. Nas categorias Luxo e Viagens, por exemplo, líderes de mercados nos disseram que os influenciadores e embaixadores de marcas são importantes para mostrar os seus produtos no melhor contexto possível. Seus consumidores gostam de ver esses produtos na companhia daqueles que melhor se “ajustam” aos valores da marca.
Não há uma solução única. As marcas variam em seus requisitos, que são frequentemente baseados em uma lista de boas práticas construídas ao longo dos anos. O mais importante é a adequação: o influenciador certo para os valores da marca vale mais do que o influenciador que ostenta mais seguidores.
Por François Nicolon é Chief Marketing Officer da divisão de mídia da Kantar, empresa líder em dados e insights para medição de audiência, monitoramento de publicidade, compreensão do perfil do consumidor e rastreamento de reputação. Com mais de 25 anos de experiência na indústria de mídia e comunicação, François ingressou na Kantar após ocupar cargos globais sênior na gigante da mídia RTL Group e na líder global em notícias AFP.