Opinião – Pivetta desiste do Senado: Perde MT

02/09/2020 18:09

”Só as moscas que sobrevoaram o ambiente àquela hora saberão…. Segue sorrindo o indecifrável Pivetta, trabalhando de cabeça baixa na vice, produzindo muito…”

O vice-governador Otaviano Pivetta anunciou sua desistência da disputa a vaga do Senado, mesmo com um amplo e solido arco de alianças, perspectivas muito favoráveis aferidas em pesquisas e uma possibilidade real de levar a cadeira, a saúde, a seriedade a família e o apelo do Governador falaram mais alto.

Pivetta é um homem de princípios públicos sólidos, a austeridade de suas ações beira a intransigência, não mede palavras para agradar plateias, abomina o uso indiscriminado dos recursos públicos, tem aversão a corruptos e corruptores, possui projetos reais de inclusão social sem assistencialismos, discorda da maioria das ações políticas que fazem parte do metiê da gestão pública e não compactua com malfeitos… Esses posicionamentos vão deixando um rastro de muitos insatisfeitos e interesses contrariados pelo caminho.

Como vice do Governador Mauro Mendes, sua primeira atitude ao chegar foi liquidar os mais de cinquenta cargos herdados de Favaro no seu gabinete, que a seus olhos e modelo de gestão, só serviam para acomodações, cabides e ostentação, produzir que era bom, nada… Reduziu de uma tacada para cinco servidores, abrindo mão inclusive de veículos, diárias e motoristas.

Na secretaria de Infraestrutura e na Educação, de forma discreta, sem estardalhaços (ele não gosta de fotos e inaugurações), tem feito um trabalho primoroso, os avanços e produtividade são atestados pelas inúmeras escolas reformadas, em construção, e um remanejamento pontual inteligente que prioriza estudantes, localidades, número de alunos e ensino… A revolução feita em Lucas segue o mesmo caminho por todo o Estado.

Não diferente nas obras, os custos de asfaltamento e construção despencaram dos mais de um milhão para algo na casa do meio milhão por km. Multiplicou volumes, atendeu maior número de municípios, privilegiou logísticas e avolumou empreiteiros raivosos e insatisfeitos que fazendo mais do mesmo, tiveram que engolir Pivetta que peitou todo o esquema… Há tempos dinheiro público nestas áreas não era tão levado a sério e acompanhado com tamanha austeridade. A FARRA ACABOU!

Otaviano é um homem resolvido financeiramente, um empreendedor de sucesso, comanda um conglomerado de empresas eficientes que despontam no cenário empresarial como modelos de gestão e que não tem nenhuma ligação com Estado, seu modelo de gestão privada não permite desperdícios, menosprezos e gastos sem lastro, no Governo adota a mesma pratica… Essa é uma de suas mais veementes determinações aos servidores e aos dirigentes de seu grupo.

Inquieto, desbravador e com uma intuição para negócios apurada, amigos, parceiros e pessoas que o conhecem mais profundamente, sempre respeitaram sua decisão de escolha política, mas, não entendiam como poderia, no mundo cão parlamentar, implantar com sucesso suas ideias, que vão em desencontro com a maioria maciça que por lá habita… Mesmo Senador eleito, como conseguiria, sendo uma voz solitária, vencer os obstáculos e resistências vorazes que encontraria com seus posicionamentos?… Gente seria na política vira sofredor.

Demovido da ideia da candidatura pelo apelo do Governador que o considera peça chave na reestruturação do Estado e o pediu para ficar, pelos amigos que o consideram, pela família que tanto valoriza, Pivetta anuncia a desistência, mas jamais fugirá de batalhas.

Agora sobrando somente especulações, um reacerto político no grupo que estava encabeçando, e a escolha de novo pretendente, o barco continuará andando, a curiosidade ficará aguçada sobre o teor do encontro dos dois homens do executivo hoje pela manhã, MAURO & OTAVIANO, que podem ter dado um passo atrás, planejando vários a frente, com a linha de chegada livre e desimpedida em 2022.

Só as moscas que sobrevoaram o ambiente àquela hora saberão…. Segue sorrindo o indecifrável PIVETTA, trabalhando de cabeça baixa na vice, produzindo muito e ajudando Mendes na missão de reconstruir o MATO GROSSO.

 

 

 

 

Por Halisson Lasmar, jornalista e publicitário em Mato Grosso

Tags: