Ação Humanitária – SES-MT ‘abraça’ a causa de receber pacientes de outros Estados

Além da onda sanitária do Covid-19, Governo entra em outra onda – a Solidária

29/01/2021 11:14



Estruturas foram adequadas
Leitos disponíveis imediatos
UTIs especializadas para o Covid
Pacientes são da vizinha Rondônia

Pacientes chegando no aeroporto Marechal Rondon na noite desta quinta-feira. Foto Secom-MT

Diante dos últimos colapsos ocorridos em outros Estados vizinhos, o Governo de Mato Grosso, via Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) se mostrou solidário em também se propor a recepcionar pacientes com  intuito de desafogar o setor de origem.

Estão sendo providenciados um incremento de mais 20 leitos, estes no Hospital Santa Casa, para receber pacientes com Covid-19.

Somente  na noite desta quinta-feira (28.01), foram recebidos outros dois pacientes de Rondônia em estado grave da Covid-19. Com 38 e 29 anos, eles foram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital  São Benedito, em Cuiabá.

Os pacientes foram transferidos por meio da aeronave do Corpo de Bombeiros do Governo de Rondônia e desembarcaram no Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande. As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fizeram a condução dos pacientes até a unidade hospitalar municipal.

Ao total, já foram realizadas sete transferências de Rondônia para Mato Grosso. Nas últimas 72 horas, dois pacientes rondonienses foram internados no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, mais dois no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e um no Hospital e Pronto Socorro da capital.

 

 

 

 

Da Redação com informações de Ana Lazarini – SES-MT