Análise – 10 novos temas ligados ao agro para o ensino fundamental

23/02/2021 13:22

Do cooperativismo no agro…
…ao melhoramento genético

Com o título de “O novo mundo rural e a produção de alimentos no Brasil”, elaboramos um texto com sugestões de conteúdo para o ensino fundamental no país. Oferecemos aos professores uma nova abordagem para o material didático utilizado na sala de aula.

O nosso trabalho se finaliza indicando 10 temas interessantes e atraentes às crianças e jovens pela modernidade que expressam no agro brasileiro.

Tema 1. Cooperativismo no agro. Cooperativas agropecuárias e outras formas aglutinadoras de produtores rurais se destacam no mundo colaborativo da agropecuária brasileira, que aglutinam cerca de 50% da produção de alimentos do Brasil. O cooperativismo é uma força em prol da solidariedade, fundamental por trazer milhares de agricultores familiares ao ciclo da prosperidade. Suas histórias, em cada canto do país, deveriam ser mais contadas, pois encantam os jovens.

Tema 2. Aproveitamento dos alimentos. O desperdício de alimentos, suas causas e seu combate, fazem diferença em um mundo onde milhões ainda passam fome, e se verifica enormes perdas de comida, no transporte da safra, na colheita, nos restaurantes, nas mesas das famílias. Engajar os jovens na questão do desperdício de alimentos é uma excelente oportunidade para exercícios, exemplos e sugestões, a começar pelo consumo local.

Tema 3. Matas ciliares. A preservação das áreas que margeiam os cursos de água, obrigatória com a aplicação do Código Florestal no país, está trazendo um aumento das matas que protegem a biodiversidade. Os alunos podem ser levados a trabalhos de reconhecimento de matas ciliares no município onde se localizam, detectar aves e mamíferos que voltaram a aparecer no campo, como tucanos e até onças pardas.

Tema 4. Bem-estar animal. Novos sistemas de condução e produção de animais se evidenciam em todo o mundo, inclusive no Brasil. Significa a implementação de práticas amigáveis e respeitosas, valorizando o espaço livre, as liberdades animais e a senciência dos bichos. Na doma de cavalos, por exemplo, ou no manejo do gado nos currais, práticas inovadoras respeitam os animais, evitando os maus tratos de antigamente.

Tema 5. Novos alimentos. Aumento da curiosidade e da aceitação de fontes alternativas de alimentos. Crianças e jovens podem conhecer formas alternativas de produção de comida, como as algas e os insetos, as novas frutas que aparecem no mercado (pitaia, por exemplo). Frutas e castanhas nativas, pouco utilizadas na alimentação humana (baru no cerrado), podem despertar os alunos para a evolução de hábitos alimentares, valorizando a natureza.

Tema 6. Bioeconomia. Crescimento de cadeias produtivas baseadas em bioeconomia (biomassa, bioplástico, biocombustível, bioeletricidade, biodiversidade). Incríveis oportunidades surgem devido ao avanço tecnológico, permitindo que plantas, animais e microrganismos se tornem úteis e geradores de valor. Inúmeros exemplos podem ser utilizados na sala de aula para mostrar a agricultura energética, totalmente renovável e ecológica.

Tema 7. Agricultura digital. Trabalho de gestão remoto, fazendas inteligentes e agricultura de precisão: um novo mundo se abre com a agricultura digital, abrangendo as propriedades rurais, com equipamentos guiados por GPS, softwares de análise e equipamentos avançados. Mecânicos que regulam motores de tratores e colheitadeiras à distância, drones utilizados no controle de pragas, são assuntos ligados às modernidades do agro nacional.

Tema 8. Melhoramento genético. A seleção genética, realizado desde tempos remotos, alterou as características e o comportamento de plantas cultivadas e de animais domesticados. Características desejáveis foram sendo aprimoradas, como docilidade em animais, sabor nos alimentos, maior produtividade. O melhoramento genético é fundamental para explicar o crescimento da população humana. Super plantas e super alimentos, frutas que agora crescem bem no calor dos trópicos, frutas sem sementes, fornecem exemplos de melhorias genéticas muito curiosas e importantes no mundo atual.

Tema 9. Agro colaborativo. As formas de agricultura circular (onde o resíduo de uma atividade é insumo para outra) e a chegada dos modelos compartilhados de produção representam uma vanguarda na dinâmica do agro moderno. Máquinas agrícolas, tratores e colheitadeiras têm seu uso dividido entre agricultores (tal como um Uber), colmeias de abelhas se alugam, muitos exemplos podem ser adotados no ensino sobre o campo e a produção de alimentos.

Tema 10. Atividades secundárias. Apicultura, silvicultura e florestas plantadas, piscicultura e carcinicultura (produção de camarões), floricultura e plantas ornamentais, existem importantes atividades do agro que nem sempre recebem a atenção da opinião pública ou do ensino. Todas são muito curiosas, sempre muito tecnológicas, envolvendo milhares de produtores. Em cada município os alunos podem prospectar essas atividades descobrindo como são conduzidas, onde se vendem seus produtos, suas vantagens e dificuldades.

Uma consideração final: ainda mais agora, nessa época de pandemia, ficou clara a força decisiva do agronegócio na manutenção da oferta de alimentos e na riqueza nacional como um todo.

O Brasil conseguiu, neste 2020, exportar ao redor de US$ 100 bilhões em produtos vindos da agricultura. Esse recurso entrou pelos portos do Brasil rumo ao interior do país, dinamizando os municípios, contribuindo para o desenvolvimento, com empregos e oportunidades de negócios.

Tal conhecimento, sobre a economia e a sociedade, com toda a diversidade existente em um país continental, precisa ser repassado às crianças e jovens do ensino fundamental, estimulando-os a refletir sobre a importância presente das relações entre o campo e a cidade. Assim determina a BNCC.

A agropecuária brasileira não precisa de esconderijos. Se existem defeitos, históricos e atuais, que sejam expostos, afinal advém de uma minoria de produtores. Mas também é necessário ressaltar as virtudes e, recentemente, os benefícios trazidos pela modernização tecnológica, que configuram um novo mundo rural.

Ou seja, trata-se, simplesmente, de contar às crianças a história verdadeira.

 

 

 

 

Xico Graziano, 67, é engenheiro agrônomo e doutor em Administração. Foi deputado federal pelo PSDB e integrou o governo de São Paulo. É professor de MBA da FGV e sócio-diretor da e-PoliticsGraziano. É o atual secretário do Meio Ambiente de IlhaBela.

 

 

Marcos Fava Neves é Professor Titular na Faculdade de Administração da USP em Ribeirão Preto e da FGV em São Paulo. Professor visitante internacional da Purdue University (Indiana, EUA), da Universidade de Buenos Aires e da Universidade de Pretória (África do Sul). Sócio fundador da Markestrat Projetos e criador da plataforma DoutorAgro.com

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