Opinião – Não existe direita sem Bolsonaro

20/05/2021 12:45

Monopólio empurra “3ª via” ao centro
Na esquerda, Lula domina preferências

Em um eventual 2º turno, o ex-presidente Lula (PT) tem 52% contra 34% do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), segundo pesquisa PoderData

O favoritismo de Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2022 obrigou antigos aliados e novos adversários a um reposicionamento. Na esquerda, pré-candidatos como Fernando Haddad (PT), Flávio Dino (PC do B), e Guilherme Boulos (Psol), entregaram os pontos a favor de Lula. Ciro Gomes segue no jogo, mas agora tentando se passar por antipetista radical. Na direita e centro-direita, esse movimento ainda está em curso. Dele, sai a última chance de um 3º candidato viável eleitoralmente.

Desde a posse, Bolsonaro tenta asfixiar todos os eventuais adversários na direita. Foi assim com os ex-ministros Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta e com os governadores João Doria (PSDB) e Wilson Witzel (PSC). O uso da máquina bolsonarista na Justiça, Policia Federal e redes sociais matou as chances eleitorais de Moro e Witzel. Primeiro ministro da Saúde a denunciar o negacionismo do presidente, Mandetta aparece com traço nas pesquisas. Mesmo sendo o responsável por 7 de cada 10 vacinas aplicadas no Brasil, Doria não consegue emplacar sua candidatura.

Outros ex-aliados de Bolsonaro também encolheram longe do antigo chefe e perto da artilharia da máquina digital. Eleita deputada federal com mais de 1 milhão de votos, Joice Hasselmann não chegou a 100 mil votos na eleição para a Prefeitura de São Paulo, em 2020. Partido nanico que em 2018 virou o mais rico do País por ter emprestado a sigla a Bolsonaro, o PSL fracassou nas eleições municipais depois do rompimento com o presidente.

Bolsonaro foi eleito por uma combinação única de aliados cheios de contradições entre si, mas unidos pelo ódio ao PT. São os 5Bs: a turma da Bíblia (evangélicos), do Boi (agro), da Bala (Exército e PMs), Boleia (caminhoneiros) e da Bovespa (mercado financeiro). Se estivessem sentados em uma mesa, eles brigariam sobre relações com a China, vacinas e preços do combustível, mas através de Bolsonaro formaram uma aliança vencedora.

Uma vez no Palácio do Planalto, Bolsonaro monopolizou o apoio evangélico, manteve o grosso do setor mais atrasado do agrobusiness, comprou o apoio das Forças Armadas e polícias com cargos no Executivo, atendeu as demandas dos caminhoneiros e mantem uma relação surpreendente boa com a turma da Faria Lima, apesar de entregar quase nada do que prometeu. Hoje nem empresários como João Dória e Luciano Huck tem tanto apoio na elite financeira quanto Bolsonaro.

Isso obriga os candidatos da direita e da centro-direita a um movimento para o centro. No grupo dos candidatos à terceira via (Doria, Huck, Mandetta, o governador Eduardo Leite, o senador Tasso Jereissati e o executivo João Amoêdo) ainda pode-se ouvir aqui e acolá a defesa de privatizações e reformas, mas a força do discurso está na defesa da democracia, do fortalecimento do sistema público de saúde, da defesa de investimentos em ciência, liberdade de imprensa e do Estado laico. O antipetismo segue vivo, mas menos hidrófobo. Há um consenso nesse grupo de que Lula já está no segundo turno e que a segunda vaga será disputada com Bolsonaro.

Ter um Bolsonaro com monopólio da direita e um Lula com todo o apoio da esquerda pode indicar uma eleição polarizada, mas também é bom para chacoalhar a turma da terceira via. Para ganhar votos, vão precisar montar uma plataforma capaz de atrair as franjas da direita e da esquerda, garantir que seriam mais responsáveis numa pandemia e que têm projetos críveis de retomada econômica. Bolsonaro e Lula estão jogando certo, cada um na sua faixa. Cabe à 3ª via criar uma alternativa ao eleitor.

 

 

 

 

Por Thomas Traumann, 53 anos, é jornalista, consultor de comunicação e autor do livro “O Pior Emprego do Mundo”, sobre ministros da Fazenda e crises econômicas. Trabalhou nas redações da Folha de S. Paulo, Veja e Época, foi diretor das empresas de comunicação corporativa Llorente&Cuenca e FSB, porta-voz e ministro de Comunicação Social do governo Dilma Rousseff e pesquisador de políticas públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Dapp).

Tags: