Opinião – Novo modal de transporte para MT

22/09/2021 12:21

”o agronegócio é o principal condutor do crescimento do PIB. Em MT, não é diferente”

A implementação de políticas públicas, passa necessariamente pela vontade de fazer e sair da mesmice, em ficar olhando no retrovisor às administrações passadas, sejam elas quais forem.

Toda ação de governo, que visa dinamizar e diminuir distância; através da criação de um novo sistema modal de transporte é bem-vindo e aceito pela população por aclamação.

Principalmente, quando se trata de   quebra de paradigma, por parte do governo do Estado de Mato Grosso, na pessoa do governador Mauro Mendes.

Quando o mesmo, assina nesta segunda-feira (20.09) o contrato de adesão junto à Rumo Logística S/A para a construção, implantação e exploração de 730 quilômetros da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso.

Todo o processo para  implantação da ferrovia é dotado de segurança jurídica e visa alavancar a estrutura ferroviária e trazer desenvolvimento a partir da sua execução.

Segundo fontes do governo, o projeto prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual. Estudos realizados pela Rumo Logística indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia.

A nossa vocação agrícola; dada a importância da mesma para o crescimento econômico do nosso Estado, sempre foi um tópico de grande relevância dentro da teoria econômica.

São muitos os papeis a serem desempenhados pela agricultura no curso do processo de desenvolvimento econômico; porém hoje, os contemporâneos o fazem de forma altamente mecanizada, fazendo com que o agronegócio se estabelecesse no mercado mundial de forma pujante.

O processo de mecanização, aconteceu de forma exacerbada em nosso país, a partir da Revolução Industrial, momento em que as máquinas ocuparam papel cada vez mais relevante no campo, fazendo com que o trabalho rural agropecuário sofresse mudança substancias com a mecanização.

A importância desse novo modal para Mato Grosso, está associado ao fato de liderarmos na projeção de crescimento, com aumento de 4,97%.

Sem dúvida alguma, o agronegócio é o principal condutor do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma economia durante um certo período. Em Mato Grosso, não é diferente.

 

 

 

 

 

Por Licio Antonio Malheiros é geógrafo.

Tags: