Opinião – Programa Emergencial e a manutenção do emprego

21/10/2021 07:07

Micro e pequenas empresas criaram cerca de 72% dos empregos formais no país durante pandemia

Programa ajudou a manter micro e pequenas empresas durante pandemia.

Chegou ao fim, na última 4ª feira (25.ago.2021), o BEm (Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda). A iniciativa, lançada no ano passado, foi uma das mais importantes medidas tomadas pelo governo federal para enfrentar a forte crise econômica criada pela pandemia da covid-19. Ao longo de sua vigência, o programa beneficiou cerca de 10 milhões de trabalhadores em acordos que tiveram a adesão de quase 1,5 milhão de empresas.

Com essa ação, o governo permitiu e reconheceu os contratos individuais entre empresários e trabalhadores que asseguraram milhões de empregos, mediante uma redução da jornada e dos salários. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) foi um dos primeiros apoiadores da medida e reconhecedor do esforço do Ministério da Economia e do Congresso Nacional (em especial da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa) no socorro emergencial dos empreendedores brasileiros.

Nós temos acompanhado de perto, desde o início da pandemia, o impacto sofrido pelas micro e pequenas empresas e sabemos da dificuldade que os empreendedores têm passado para manter as empresas em operação, apesar da perda de faturamento. A pesquisa mais recente feita pelo Sebrae, em junho, mostrou que embora 70% das empresas tivessem voltado a operar, 80% delas ainda registravam uma receita abaixo da verificada antes da crise.

Apesar dessas perdas, é importante registrar que as micro e pequenas empresas continuam exercendo um papel fundamental na manutenção dos empregos no país. O levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados do Ministério da Economia, revelou que, nos últimos 12 meses, os pequenos negócios foram responsáveis por aproximadamente 72% de todos os empregos formais criados no país. Esse resultado é quase 3 vezes superior aos números apresentados pelas médias e grandes empresas.

Essa realidade mostra o quanto o programa emergencial foi uma medida acertada e o quanto é crucial continuarmos protegendo as micro e pequenas empresas. Além de reunir cerca de 99% de todas as empresas do país, esses empreendedores são –historicamente– a locomotiva da nossa economia. O país sairá dessa crise mais rápido, na medida em que apoiarmos as MPE com inovação, crédito e melhoria do ambiente de negócios.

 

 

 

 

Por Carlos Melles, 72 anos, é presidente do Sebrae.

Tags: