Nota Oficial – Incidente ocorrido no Hospital Municipal São Benedito

A perícia técnica já foi realizada pela Perícia Oficial e Identificação Técnica – Politec. A parte elétrica está preservada. A previsão da conclusão do laudo ainda não foi informada.

16/05/2022 11:36

Foto: Gustavo Duarte.

A Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o Hospital Municipal São Benedito – HMSB e a Secretaria Municipal de Saúde – SMS informam que:

– Ocorreu um foco de incêndio, por volta das 18h30, de domingo (15), em um aparelho de ar-condicionado na enfermaria 25, localizada no 2º andar do Hospital Municipal São Benedito.

– A perícia técnica já foi realizada pela Perícia Oficial e Identificação Técnica – Politec. A parte elétrica está preservada. A previsão da conclusão do laudo ainda não foi informada.

– Reitera que todos os aparelhos de ar-condicionado permanecem com a manutenção diária, mas como ficam ligados 24h, estão sujeitos a passar por esse tipo de problema.

– Conforme o plano de segurança, por precaução, visando a integridade física dos pacientes e acompanhantes, todos foram transferidos para outras unidades hospitalares. No momento do incidente, 76 pacientes estavam no prédio.

– Embora todos os elevadores estivessem em pleno funcionamento, por recomendação do Corpo de Bombeiros os pacientes do 5º, 4º e 3º andares foram removidos pela escada de emergência, por precaução a uma possível pane elétrica nos elevadores. Já os pacientes do 1º e 2º andares foram removidos pela rampa de acesso.

– Cabe destacar que não houve óbitos e nem feridos em decorrência da remoção dos pacientes. A evacuação do prédio foi organizada em razão da fumaça tóxica.

– Hospital Municipal de Cuiabá recebeu 29 pacientes, sendo dois de Unidade de Terapia Intensiva – UTI.

– Antigo Pronto Socorro, localizado na Av. Gen. Valle, 192 – Bandeirantes, recebeu 24 pacientes, onze são pacientes de Unidade de Terapia Intensiva – UTI.

– Hospital Municipal Santa Casa recebeu 22 pacientes, três são pacientes de Unidade de Terapia Intensiva – UTI.

– Hospital Metropolitano recebeu um paciente.

– Mais de cem colaboradores ajudaram na evacuação do prédio, além das equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e outras ambulâncias do município e privadas.

– Todos os pacientes continuam em atendimento de suas patologias nas unidades hospitalares, sem maiores intercorrências.

– O ambulatório do Hospital Municipal São Benedito está funcionando para reagendamento de consultas da neurocirurgia e ortopedia, bem como a parte administrativa também. A data de reabertura total da unidade hospitalar ainda não foi definida.

– A Empresa Cuiabana de Saúde Pública e a Secretaria de Saúde reafirmam o compromisso de proteção e segurança de todos os pacientes.

 

 

 

 

Por Cristiane Guerreiro

Tags: