O conselheiro Gulherme Maluf (TCE-MT) declarou em coletiva sobre adesão do órgão ao Setembro Amarelo, que o suicídio não é somente questão de Saúde Pública e sim, um problema social.
06/09/2023 11:25
“Precisamos reconhecer essas potencialidades e ajudar, a maior força é o acolhimento humano” – Conselheiro Guilherme Maluf
![]()
Ao ressaltar a importância de o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) aderir à Campanha Setembro Amarelo, o presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, ponderou que o suicídio não é apenas dever da saúde pública, mas um problema social.
“Somente em 2022, tivemos 16 mil suicídios no Brasil, é um índice alarmante, por isso essas campanhas precisam ser realizadas pelas instituições públicas de uma forma em geral e o Tribunal de Contas está orientando e capacitando seus colaboradores no sentido de valorizar a vida e de reconhecer pessoas que têm algum distúrbio que possa levar ao suicídio. Precisamos reconhecer essas potencialidades e ajudar, a maior força é o acolhimento humano. Temos motivos mais do que suficientes para promover a vida e prevenir o suicídio e isso se faz no Setembro Amarelo”, declarou.
Promovida em parceria pela Comissão Permanente e pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), a programação da campanha inclui uma palestra sobre Saúde Mental com o coordenador do projeto “Viver é a melhor solução”, escritor e empreendedor social Alan Barros, a partir das 8h do dia 21, no Espaço Cultural Liu Arruda.
![]()
Na data, representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV) também estarão na recepção do Edifício Marechal Rondon promovendo orientações e encaminhamentos e distribuindo material educativo. Ao longo do mês serão realizadas ainda outras atividades de fortalecimento das conexões sociais e busca do equilíbrio emocional.
Setembro é o mês dedicado ao alerta a transtornos mentais e combate ao suicídio. Atualmente, Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do mundo e, em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”. Clique aqui e saiba mais.