Programa idealizado pela primeira-Dama do estado, Virginia Mendes, reconhecido nacional e internacionalmente, se consolida com a versão do sistema habitacional.
23/11/2023 05:21
“Um legado ímpar para solucionar um dos grandes gargalos urbanos do estado – moradia”
O déficit habitacional em todo o Brasil é um problema de décadas. Sai gestão, entra gestão e inúmeros projetos dificilmente conseguem sair do papel. Muitas vezes, quando ocorre, segue por anos obras mal começadas e muitas inacabadas. Milhões de recursos públicos indo pros ralos do tempo diante da falta de interesse de gestores sucessores e especialmente da burocracia.
A primeira-Dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, voluntária pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania e à frente da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF-MT), idealizou um projeto voltado para atender inicialmente os menos assistidos (moradores de ruas, meninos e meninas em situação de abandono, etc) e que aos poucos foram tomando proporções em esferas merecedoras de maiores ações e envolvimento por parte do estado – nasce assim o Programa SER Família.
Com o advento da Pandemia do Covid-19, a primeira-Dama viu-se a tornar o programa ainda mais eficiente, alcançando alas sociais ainda mais delicadas, como a violência doméstica.
O Governo de Mato Grosso não mediu esforços ao perceber a grandeza visionária da primeira-Dama em prol de uma parte da sociedade extremamente carente de serviços nas mais diversas áreas.
Nasce então o SER Família Habitação. Um projeto ambicioso, com objetivos pioneiros, inovadores, modernos e por que não dizer, revolucionário no setor? Afinal, no seu escopo, são milhares de moradias com projetos que fogem de padrões obsoletos e antiquados.
A pauta foi tão bem recebida pelo Governo Federal, que o Ministro das Cidades, Jader Filho, estará presente na tarde desta quinta-feira (23) a convite do governador Mauro Mendes, para o lançamento do Sistema Habitacional de Mato Grosso (SiHabMT) no Palácio Paiaguás.
O lançamento prevê a construção de 8.200 casas pelos programas SER Família Habitação e Minha Casa Minha Vida.
A solenidade será às 14h, no Auditório Cloves Vettorato, com a presença do governador Mauro Mendes, da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e do então ministro.
O Governo concederá subsídios de até R$ 20 mil para complementar o valor da entrada de financiamento do imóvel, que será repassado diretamente à Caixa Econômica Federal.
A visão futurista da primeira-Dama do estado aliada a uma equipe técnica altamente capacitada e especialmente comprometida com o projeto, vai implantando um divisor de águas no Social de Mato Grosso: a era antes de Virginia e depois de Virginia.