O governador tem uma vantagem sobre os renomes nacionais, ‘padrinhos’ dos adversários do seu candidato à Prefeitura de Cuiabá.
02/09/2024 16:14
“O governador Mauro Mendes está no topo da pirâmide de aprovação nas pesquisas”
Em época de eleição, seja municipal ou estadual, um ponto muito explorado pelos candidatos aos cargos públicos, ora vereador, deputado e governador, é o apadrinhamento político. Ou seja, qual dos candidatos teriam apoio daquela figura política de maior prestígio entre o eleitorado, seja essa figura estadual ou nacional.
Sempre haverá um ‘cacique’ (presidente, senador, governador…) para estampar sua imagem ao lado do candidato, desde ele tenha grande relevância aos olhos da população.
Nas eleições municipais de 2024 que configura a disputa ao comando do Palácio Alencastro, essa polarizada além das divergências ideológicas, colocando os três principais candidatos em pontos absolutamente distintos.
Embora dois desses três candidatos tentam ligar suas candidaturas às imagens dos maiores nomes da atualidade (Lula e Bolsonaro) de forma quase umbilical, ambos parecem não serem oxigenados com tais referências.
O atual presidente Lula (PT) tem histórico duvidoso, articulações inexplicáveis e condutas demasiadamente reprováveis por uma significativa parcela do país, em especial Mato Grosso, reduto de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), padrinho do candidato do PL mas que, a cada pesquisa realizada, mostra-se desidratado quando o assunto é receber os votos dos ditos “bolsonaristas” em Cuiabá. Pelo contrário! Esse mesmo candidato é líder na pesquisa de rejeição.
Diante dessa constatação, percebemos claramente que os postulantes ao cargo de prefeito em Cuiabá, Lúdio Cabral (PT) e Abílio Brunini (PL), não estão sendo agraciados com as “bençãos” dos seus padrinhos.
Ainda no tema de apadrinhamento, agora político e não somente ideológico, provavelmente o maior beneficiado nesse processo eleitoral é o candidato do União Brasil, Eduardo Botelho. Afinal, Botelho não é Lula e nem Bolsonaro. Botelho é Mauro Mendes.
O governador Mauro Mendes está no topo da pirâmide de aprovação nas pesquisas realizadas em todo estado, especialmente em Cuiabá, epicentro da disputa municipal citada acima.
Com isso, o eleitor faz uma correlação direta de uma eventual gestão municipal alinhada com uma estadual, a qual tem apresentado altíssimos índices de satisfação e resultados em doversas pesquisas.
Muitos desses mesmos eleitores talvez não saibam, mas caso Eduardo Botelho obter êxito no pleito, a população cuiabana virá assistir pela primeira vez na história da política de Mato Grosso, o estado e a capital serem comandados por integrantes do mesmo partido.
Assim, Mauro Mendes e Eduardo Botelho entrarão para história desde o primeiro momento pós resultado das eleições em Cuiabá.
Ainda que Botelho seja o candidato do grupo político estadual, Mauro Mendes já havia mencionado sua imparcialidade pós eleição e independente do resultado dessa disputa, irá trabalhar para avançar no resgate de uma cidade “sequestrada” pela ingerência da atual administração.
Foto capa: Poder 360