Opinião – Servidor público: eficiência em um trabalho coletivo

Acredito que esta luta pela valorização do serviço público no país, exigem estratégias que apontem a eficiência deste servidor no seu dia a dia. Escreve Gisela Simona.

30/10/2024 05:35

“São 25 anos marcados por muita dedicação, por muito trabalho”

Ilustrativa.

Nesta última sexta-feira(24), na Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania fui carinhosamente homenageada pelos meus anos como servidora pública, em especial, no Procon – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. E nesta próxima quarta-feira, 30 de outubro, no Auditório Clovis Vettorato, no Palácio Paiaguás, serei condecorada pelos meus 25 anos de serviços prestados no Estado.

Nunca estive tão orgulhosa, tão feliz com estas ações de reconhecimento ao trabalho que sempre amei fazer e que me fizeram conhecida Mato Grosso a fora, como a ‘Gisela do Procon’. Uma homenagem que, obviamente, amplia meu compromisso e empenho em melhorar a vida dos cidadãos.

Pois mesmo como deputada federal nunca deixei de ser uma servidora de Mato Grosso. Assim, saúdo nesta segunda-feira(28), todos os meus colegas pelo Dia do Servidor Público. E quero falar para cada um deles, da honra de dividir um trabalho firme realizado em favor dos direitos das pessoas e no combate a abusos contra os consumidores.

São 25 anos marcados por muita dedicação, por muito trabalho e uma busca diária de qualificação profissional. Como forma de dar excelência aos atendimentos no balcão ou nas audiências de conciliação, mediando conflitos entre consumidores e fornecedores. Experiências que me fizeram crescer como pessoa, que me transformaram em uma escuta ativa dos problemas de consumo do nosso estado. Me dando a chance de tornar, ao longo do tempo, na voz de muitas pessoas que procuraram o serviço público para poder ter seu problema resolvido.

Então, claro, tenho uma alegria imensa e um orgulho profundo da alta resolutividade das demandas, pois de cada 10 pelo menos sete eram solucionadas. Mostrando que o nosso trabalho não se resumia em realizar tão somente atendimentos, lá na ponta, mas fazê-los com excelência, ao concretamente resolvê-los.

E ainda entendendo que estas ações abriram portas para grandes parcerias com órgãos como a Defensoria e o Ministério Publico. E resultaram na ampliação no número de unidades de Procon em Mato Grosso, saltando de sete para 50 unidades.

E, agora, como parlamentar federal, há mais de um ano na Câmara dos Deputados, venho buscando dar maior representatividade aos servidores públicos. Lutando em favor de propostas e emendas constitucionais que possam corrigir injustiças, como fazer valer a Proposta de Emenda Constitucional número 6, de 2024, que prevê uma redução progressiva na contribuição previdenciária a partir dos 66 anos para homens e 63 anos para mulheres, com eliminação total do pagamento a partir dos 75 anos. Pois entendemos injusto que aposentados e pensionistas que já contribuíram toda a sua vida com a Previdência ainda tenham esses descontos. Assim, por meio dessa e de tantas outras lutas queremos fazer não só justiça social mas, sobreturdo, evitar retrocessos.

Por isso, sempre que me reúno com meus colegas, chamo a atenção para a necessidade de caminharmos juntos, unidos, e ganharmos força, enquanto coletivo, para que mais direitos sejam conquistados.

Também quero destacar da honra de participar, desde o seu lançamento, do MovE – Movimento Eficiência – que busca resgatar a valorização dos Serviços Públicos no país. Um movimento que vem sendo articulado por mais de 30 entidades representativas, de olho em melhorar a percepção das pessoas sobre os serviços realizados por estes profissionais no Brasil.

Em setembro deste ano, fui convidada a palestrar no evento de lançamento do MovE, realizado em São Paulo, no painel ‘A ação política e a imagem dos serviços públicos’, cujo objetivo foi debater a importância e as estratégias para melhorar a percepção que a sociedade tem destes serviços e compreender sua essencialidade. E a partir desta premissa, entender a luta deflagrada por estes servidores, contra ameaças de desmonte à essas estruturas de Estado.

Acredito que esta luta pelo resgate e valorização do serviço público no país, exigem estratégias que apontem a eficiência deste servidor no seu dia a dia. Um trabalho, na minha opinião, que precisa de ser reforçado por meio da comunicação de massa, assim, em peças publicitárias que sejam veiculadas em sites, rádios, tevês e, claro, nas redes sociais, como forma do cidadão comum conhecer mais de perto o trabalho realizado diariamente por estes profissionais, ainda que muitas vezes não se apercebam deles. Como o enfermeiro, o médico, o bombeiro, o policial, enfim, todos servidores públicos – em suas mais diversas posições – nesta rede de atendimento à população.

Ou seja, um movimento de tornar visível aquele servidor que ajuda as pessoas ininterruptamente, como o maqueiro que esta presente em um acidente de trânsito, o enfermeiro ou o médico que atende na unidade de saúde. Ou ainda aquele bombeiro que coloca sua vida em risco todos os dias, apagando incêndios de pequena ou de grande proporções, ou o policial que que nos acolhe quando passamos por uma situação de perigo.

Quem não se lembra daqueles milhares de homens e mulheres – que na linha de frente como maqueiros, técnicos, recepcionistas, enfermeiros e médicos -, colocaram suas vidas em risco, muitos vindo a óbitos, na pandemia da Covid 19. Então é essa eficiência que queremos que a população reconheça, ao dar visibilidade a cada homem e mulher que todos os dias avançam juntos para assegurar resultados, em um esforço combinado e coletivo.

Assim, parabéns a cada servidor público deste país, em especial, de Mato Grosso, porque se há um desmonte deste profissional, inequivocamente, o mais atingido será o cidadão comum.

 

 

 

 

Por Gisela Simona é servidora pública, advogada e deputada federal.

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