Morro de Santo Antônio – Governo realiza obras de infraestrutura em ponto turístico

Sinfra-MT executa trilha de pedra que vai garantir acessibilidade aos turistas, em especial aqueles que fazem o turismo religioso.

06/12/2024 10:45

Topografia e limpeza para estruturação de trilha no Morro já foram feitas

Foto: Sema-MT

O Governo de Mato Grosso se manifestou através da divulgação em suas plataformas de comunicação e redes sociais as obras relizadas no Morro de Santo Antônio, localizado no município de Santo Antônio do Leverger, cerca de 40 km de Cuiabá.

As ações de limpeza e abertura de uma estrada para melhor acesso dos inúmeros turistas que por ali passam, moradores, religiosos e acadêmicos escolares, vinha sendo alvo de críticas isoladas de ambientalistas devido a não comunicação do início das obras.

A prefeita de Santo Antônio do Leverger Francieli Magalhães (PSB) que esteve na Assembléia Legislativa (ALMT) na manhã desta quinta-feira (05) saiu em defesa ao ser questionada e se manifestou favorável as obras realizadas pelo Governo do Estado via Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT), com objetivo de fomentar o setor turístico e consequentemente econômico do município.

As Obras

Toda a topografia e limpeza para a estruturação de uma trilha alternativa no Morro de Santo Antônio já foram realizadas. O trabalho foi feito pela MT Par e era necessário para que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) pudesse executar a elaboração do projeto executivo para implantação de uma trilha de pedra, entre as trilhas já existentes no morro, que serão mantidas.

Uma licença ambiental foi obtida, junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para que os serviços de topografia e limpeza fossem realizados.

A trilha de pedra vai garantir acessibilidade aos turistas, em especial aqueles que fazem o turismo religioso, e contará com decks contemplativos e áreas de descanso, praças e monumento alusivo à Guerra do Paraguai no topo do morro. Além disso, também estão previstos estacionamento, guarita, lanchonete e praça no pé do morro.

Somente após a apresentação do projeto executivo é que será licitada a contratação da empresa que fará os trabalhos de execução da trilha.

Paralelamente, a Sinfra está asfaltando o acesso de 4 quilômetros, do entroncamento da MT-040 até o pé do morro. As obras já tiveram início, com investimento de R$ 4,7 milhões, e também serão feitas a sinalização, drenagem e construção de um estacionamento.

 

 

 

Da Redação