Editorial – A força feminina na política municipal

Um novo cenário ganha maior espaço e sobretudo protagonismo no Executivo e Legislativo municipal da capital mato-grossense em 2025: lideranças femininas na política.

09/01/2025 05:25

“Os cuiabanos estão se sentindo vitoriosos com suas escolhas e com os rumos que estão sendo tomados pelos seus representantes”

O prefeito eleito, Abílio Brunini, ao lado de Ana Karla Costa e Thania Zanette em noite de posse. Foto: Florentino.

A histórica eleição na Câmara Municipal de Cuiabá estaria apenas no início do legado a ser deixado pelas figuras que estão à frente do comando do parlamento cuiabano.

Com apoio dos colegas vereadores, a ala feminina que compõe a então Mesa Diretora, mulheres de personalidades fortes, posicionamentos conservadores, atributos acadêmicos e profissionais à altura do que exige o cargo como representantes políticas no âmbito de defender os interesses da população, prometem atuarem com total e absoluto diferencial ao largo e negativo histórico do Legislativo Municipal.

A presidente, vereadora Paula Calil (PL) se mostra com bastante tranquilidade e flexibilidade nas primeiras sessões do ano, o que foi surpresa para alguns opositores, onde apostavam em parcialidade por parte da então colega.

O equilíbrio na condução das pautas é primordial para a democracia e consequentemente para a aprovação de projetos que priorizam as necessidades da mais absoluta urgência para Cuiabá.

No comando da mais importante Comissão da Casa, onde são filtrados todos os projetos e propostas dos parlamentares, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) está a vereadora Samantha Iris (PL), esposa do prefeito Abílio Brunini. Samantha que foi a vereadora mais votada no pleito eleitoral, quebra um tabu nesse momento ímpar da política cuiabana, assumindo com altíssima aprovação (eleita) uma vaga na Câmara ao invés de somente o tradicional e muitas vezes despercebido título de primeira-Dama.

As vereadoras reeleitas Maysa Leão (Republicanos) e Michelly Alencar (União Brasil) figuras que ganharam destaques construindo forte oposição ao desgoverno da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. Ambas com trabalhos prestados e sobretudo reconhecidos pelo eleitor cuiabano.

No Palácio Alencastro, sob os cuidados da jornalista Ana Karla Costa, está a Secretaria de Comunicação, um dos pilares de uma boa gestão, afinal, fazer chegar as ações até a população com dinamismo e “palatabilidade” é crucial para o entendimento gerencial e para onde está sendo canalizado os recursos públicos. Ana Karla chega com bagagem de vitória e agregando experiência robusta de Brasília.

Ana Karla segue muito bem acompanhada de Thania Zanette, como Adjunta Sistêmica. Zanette gestora pública, especialista em gestão sistêmica, vem da Sedec-MT e traz consigo 20 anos de experiência no setor público.

Os cuiabanos estão se sentindo vitoriosos com suas escolhas e com os rumos que estão sendo tomados pelos seus representantes.

A vitória mesmo virá quando a engrenagem entre o Executivo e o Legislativo municipal alinhar de forma conjunta os projetos, começando assim a fazer as primeiras entregas tão esperadas e necessárias para o cidadão voltar a ter o mínimo de dignidade no seu dia a dia como pagador de impostos.

Tags: