O novo prefeito de Cuiabá acerta exponencialmente ao aderir ao programa de segurança pública do Governo do Estado aproveitando o máximo sua eficiência.
29/01/2025 05:28
“Cuiabá aos poucos vai se enquadrando no escopo de ‘capitais smarts’ do país”
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_glossy,ret_img,w_1600,h_1200/https://jcorreiodasemana.com.br/wp-content/uploads/2025/01/a-a-103.avif)
Imagem interna: reprodução/divulgação. Foto capa: SESP-MT
O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) aderiu na última semana o Programa Vigia Mais Mato Grosso na capital. O programa que já é uma realidade em vários municípios do estado, é uma ação de autoria do Governo do Estado com objetivo do fortalecimento da segurança pública através da instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos. A parceria foi oficializada durante uma reunião com o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, consolidando a integração entre as gestões estadual e municipal.
A princípio, a parceria entre o Executivo Municipal e a SESP-MT, apresentaram a intenção de instalação de aproximadamente quatro mil câmeras em Cuiabá, ampliando dessa forma, o monitoramento em áreas vistas como estratégicas. A exemplo, temos a região central, acessos do perímetro urbano, assim como regiões com maiores índices de violência.
Mas as intenções do novo prefeito, estão muito além dos limites da segurança. Jovem, arquiteto, visão inovadora, Abílio teve uma visão macro sobre a então adesão, pois com tamanho amparo de monitoramento, o prefeito quer também a fiscalização de obras, acompanhamento de eventos e o monitoramento de intervenções urbanas.
O programa Vigia Mais MT vem representando sem dúvida, um compromisso com a qualidade de vida da população e o fortalecimento do controle urbano.
O Governo do Estado teve que aguardar a saída do ex-prefeito Emanuel Pinheiro por questões já sabida por todos – ingerência dos recursos públicos – para só então realizar essa tão aguardada e significativa mudança.
Cuiabá aos poucos vai se enquadrando no escopo de “capitais smarts” do país, aderindo a programas digitais, garantindo maior segurança, interação, eficiência e entre os poderes públicos e o cidadão.