O boné com a frase se torna uma representação perfeita da contradição do governo atual: um governo sem povo, que esconde o vermelho. Escreve Tiago Albrecht.
19/02/2025 06:53
“Se o Brasil realmente fosse dos brasileiros, Lula já estaria fora da Presidência há tempos”

O presidente Lula vestiu o boné azul com o slogan criado por sua equipe, “O Brasil é dos brasileiros”. (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República).
Nos últimos dias, uma cena chamou atenção no cenário político brasileiro: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus ministros usando um boné azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”. Em um governo que tem sido responsável por uma economia que está se esfarelando e por alianças políticas espúrias, esse acessório não passa de uma peça de marketing barato, desconectada da realidade que o país enfrenta.
Recentemente, o uso de bonés no Brasil se tornou mais uma forma de passar recados políticos e reafirmar identidades dentro do cenário político. Tudo começou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utiliza o acessório com a frase original “Make America Great Again” – símbolo das suas campanhas.
Já aqui no Brasil, os petistas também “entraram na onda” e copiaram a ideia. A frase do boné de Lula é à primeira vista patriótica, mas carrega um cinismo evidente quando analisamos as ações do governo. Afinal, se o Brasil realmente fosse dos brasileiros, como sugere o boné, por que temos um país onde o cidadão vê seu governante apostar no sigilo de seus gastos por 100 anos, aumentar impostos e bater recorde de desaprovação?
Além disso, enquanto Lula e seus ministros posam com o boné para fotos, o brasileiro comum sofre com alta carga tributária, aumento da inflação e um mercado de trabalho cada vez mais estagnado. A política econômica do governo, em vez de fortalecer o setor produtivo, aposta no aumento de impostos e na expansão do Estado, prejudicando exatamente aqueles que deveriam ser os donos do Brasil: o povo – brasileiros que trabalham duro para sua família prosperar, que empreendem, que pagam altos impostos e sustentam a classe política.
O governo Lula deveria se concentrar em soluções concretas para os problemas do país, mas, em vez disso, parece cada vez mais obcecado com a propaganda do que cuidar da efetiva vida dos brasileiros. Não é à toa que, segundo o Datafolha, 61% dos brasileiros acreditam que a economia do país está no caminho errado.
O boné azul com a frase se torna, assim, uma representação perfeita da contradição do governo atual: um governo sem povo, que esconde o vermelho, taxa os mais pobres, oculta seus atos e torra o dinheiro público. Se o Brasil realmente fosse dos brasileiros, Lula já estaria fora da Presidência há tempos; no mínimo, não teria saído da prisão.
Por Tiago Albrecht é vereador pelo NOVO em Porto Alegre.