Leilão B3 – Mendes retrata sobre equívocos técnicos de trechos rodoviários

O governador Mauro Mendes admitiu “equívocos técnicos” na modelagem de dois lotes sem propostas no maior leilão rodoviário da história de Mato Grosso.

18/03/2025 05:30

Os lotes 3 e 6 foram retirados do certame devido à ausência de propostas

Governador Mauro Mendes após leilao na B3 em SP. Foto: divulgação/reprodução G1

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), assumiu problemas na modelagem de dois lotes de concessões rodoviárias do estado que seriam leiloados nesta sexta-feira (14), na sede da B3, em São Paulo. Inicialmente havia seis licitações na disputa, porém, os lotes 3 e 6 foram retirados do certame devido à ausência de propostas.

“O governo já esperava por isso. Por alguns detalhes técnicos, que nós percebemos que foram equívocos técnicos na modelagem. Nós percebemos isso ao longo do processo e deixamos para ver se, por alguma conjuntura de mercado, isso pudesse ainda encontrar viabilidade. Quando nós vimos que não, nós tiramos do leilão”, afirmou o mandatário.

Para o sócio da ICO Consultoria, que apoiou a modelagem do projeto, Fernando Marcato, a falta de propostas nos dois lotes rodoviários está relacionada à incerteza sobre o impacto de projetos ferroviários futuros.

“A gente acha que como existe alguma incerteza sobre o cronograma de conclusão dos projetos ferroviários, como a Fico [Ferrovia de Integração Centro-Oeste] e mesmo a Ferrogrão, que vão alimentar o Estado, acho que houve incerteza por parte dos interessados”, disse.

Marcato também aponta a incerteza sobre demanda como um dos fatores de risco. “O Estado tem momentos sazonais, tem duas safras. Às vezes quando [a empresa] vai fazer a contagem não consegue capturar toda a demanda. E são as primeiras concessões dos últimos tempos, é um mercado diferente de outros Estados. Nossa aposta é que nos próximos lotes os ‘players’ [atores] entendam melhor essa dinâmica”, disse ele.

Segundo o governador, ajustes técnicos serão realizados para dar uma solução ao problema nos próximos 30 dias. “Pode ser um novo leilão ou pode ser a transferência para a Rota do Oeste, que é uma concessionária do governo do Estado de Mato Grosso, que cuida da BR-163”, disse o governador.

A compra da Rota do Oeste pelo governo do Mato Grosso foi firmada em 2023. Com o objetivo de destravar as obras, o Estado comprou a concessionária, que era controlada pela Odebrecht.

Os dois blocos retirados somavam R$ 2,95 bilhões em investimentos. O lote 3 abarcava um trecho de 161,37 km, entre a capital Cuiabá e Rosário Oeste, com previsão de R$ 1,2 bilhão em aportes. No governo, já havia uma percepção de que o projeto era o mais desafiador do ponto de vista de engenharia. Já o lote 6 era um corredor de 634,35 km entre Campo Verde e Sinop. O contrato previa R$ 1,75 bilhão.

O governador Mauro Mendes também afirmou que pretende realizar novas concessões em todas as rodovias que tiverem viabilidade: “Mato Grosso tem hoje 2,7 mil km de rodovias concedidas. Vamos chegar a mais de 5 mil km nos próximos anos. Será provavelmente a maior malha rodoviária sob concessão, porque temos a maior malha rodoviária entre todos os Estados brasileiros”.

 

 

 

Da Redaçãocom informações do Valor Econômico.