Editorial – Saúde de Cuiabá contará com uma “mão de ferro”

Quem conhece a gestora, sabe que a Saúde Municipal agora contará com uma verdadeira “mão de ferro” para somar nas entregas e objetivos da atual gestão.

12/05/2025 12:10

“Os ‘escombros’ deixado pelo furacão da corrupção para Abilio Brunini remover”

Thania Zanette. Foto: reprodução instagram

É mais do que sabido pela população cuiabana que um dos maiores gargalos de uma gestão está relacionada a pasta da Saúde. Esse gargalo é proeminente de vários vícios enraizados no jeito de fazer política no Brasil.

Nesse escopo que perdura por décadas, abre-se diversas janelas tentadoras para o gestor e seus subordinados realizarem com práticas ilícitas, o sonho mundano de todo ser humano abraçado apertadamente pela ganância e egoísmo, defraudando dos cofres públicos.

Quando essa corrente é fomentada e ordenada de forma conjunta numa administração, seja ela municipal, estadual ou federal, esse “tumor maligno” que molda o modus operandi da política brasileira, alimenta o abismo que consome o desenvolvimento do país e a dignidade do seu único patrão – o povo.

Vale lembrar aqui dois casos, um deles ainda estampado nos principais canais de notícias de rede nacional – o rombo bilionário da previdência (INSS). O outro, agora na esfera municipal, já esquecido tanto pela mídia local, como especialmente pela Justiça estadual.

Desse último citado, resta apenas os “escombros” deixado pelo furacão da corrupção da gestão anterior para o prefeito Abilio Brunini remover e reconstruir de maneira que a população mereça e tenha orgulho do seu novo gestor que por ela foi acreditada.

E para essa missão nada simples, o prefeito de Cuiabá, diante de inúmeras ações assertivas em pouco mais de 100 dias da sua administração, fez mais uma vez a feliz escolha do comando de uma ala problemática da Saúde.

Abilio Brunini, escolheu ninguém menos que Thania Zanette para comandar a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP).

Zanette é formada em Direito e pós-graduada em Gestão Pública. Ela atua na administração pública sistêmica desde 2004, com passagens por órgãos como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Casa Civil e na MT Gás.

Conhecida pela sua dinâmica resolutiva, competência operacional e lealdade gerencial e administrativa, aliada a uma personalidade arrojada, ao assumir como diretora-geral da ECSP, Zanette encabeça a função de organizar uma das áreas mais críticas do município.

Com menos burocracia e maior transparência,  Zanette será responsável por atividades como aquisição de medicamentos, contratação de serviços e execução de obras.

Quem conhece a gestora, têm plena ciência que a Saúde Municipal agora contará com uma verdadeira “mão de ferro” para somar nas entregas e objetivos da atual gestão.