Opinião – Imóvel continua sendo um dos melhores ativos para investir

Acredito que investir em imóveis é uma escolha estratégica pela sua capacidade de atravessar os ciclos econômicos mantendo relevância e potencial de retorno. Escreve Jorge Cury.

13/07/2025 05:56

“É um momento para seguir com atenção, estratégia e confiança.”

Ilustrativa.

O segundo semestre de 2025 começa com sinais claros de retomada e com uma percepção mais positiva em relação ao ambiente econômico, especialmente para quem acompanha ou investe em ativos imobiliários de médio e alto padrão.

De acordo com o Boletim Focus do Banco Central, divulgado em 1º de julho, a projeção da inflação foi revista para 5,18% e a estimativa da Selic caiu para 12,50% em 2026. Esses indicadores apontam para um cenário macroeconômico mais controlado, com possibilidade de crédito mais acessível e maior confiança no setor produtivo como um todo.

Momentos como este reforçam o papel do mercado imobiliário como uma das formas mais consistentes de investimento no Brasil. A queda nos juros fortalece o financiamento, estimula o lançamento de novos empreendimentos e impulsiona a valorização dos ativos com boa localização e posicionamento adequado.

Acredito que investir em imóveis é uma escolha estratégica, não apenas pelo valor dos bens, mas pela sua capacidade de atravessar os ciclos econômicos mantendo relevância e potencial de retorno. O Brasil exige leitura de cenário e conhecimento de mercado para se antecipar às oportunidades. Quem consegue enxergar esses movimentos, muitas vezes encontra as melhores oportunidades.

É um momento para seguir com atenção, estratégia e confiança.

A combinação entre fundamentos sólidos, ambiente de juros mais baixos e um público comprador mais disposto tende a favorecer projetos bem estruturados. O setor imobiliário, mais uma vez, mostra por que continua sendo um dos pilares de quem busca investimento com visão de longo prazo.

 

 

 

Por Jorge Cury paulistano, veio do mercado financeiro, onde se consolidou. Com mais de uma década no mercado imobiliário, fundou a UMÃ Incorporadora. O primeiro projeto da incorporadora teve como parceiro o fundo TG Core, sendo estruturado em alto nível de governança, auditado pela Ernst & Young e distribuído pela XP Investimentos. Em sua atuação, Jorge Cury conecta investimentos institucionais ao desenvolvimento de ativos imobiliários de alto padrão orientados à rentabilidade. Na UMÃ, adota um modelo desvinculado dos parâmetros tradicionais do setor. A estratégia se concentra em três pilares: produto, operação e governança, elementos usados como base para a estruturação de empreendimentos e processos internos.

Tags: