25/04/2016 10:09
Moeda americana segue cena externa e opera em queda. Banco Central ainda não anunciou intervenção nos negócios.
O dólar opera em queda nesta segunda-feira (25) seguindo a desvalorização da moeda no mercado internacional e em compasso de espera pela instalação da comissão de impeachment no Senado.
O plenário do Senado elege nesta segunda-feira (25) os 21 titulares e 21 suplentes da comissão especial que vai examinar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.A instalação oficial da comissão, com a eleição do presidente, do vice e do relator, está prevista para amanhã.
A partir disso, começa a contar o prazo de dez dias úteis para o relator apresentar seu parecer sobre o processo, que precisa apenas de maioria simples para ser aprovado no Senado. Se indicar a admissibilidade do impeachment, Dilma fica afastada por até seis meses da Presidência.
De acordo com levantamentos realizados pelos principais jornais do país, a oposição aumentou ainda mais sua vantagem na Casa e já apresenta uma margem bem superior aos votos necessários para afastar a petista.
Banco Central
A ausência de intervenção do Banco Central na tentativa de segurar a moeda contribui para a queda. A autoridade monetária não havia anunciou até as 9h45 desta segunda nenhum leilão de swap reverso – equivalente à compra futura de dólares – para o pregão de hoje. Na última sesseão, a moeda americana teve alta de 1,07%, para R$ 3,5703.
Cotação
Neste contexto, o dólar à vista recuava 0,47%, cotado a 3,5515%.
No mercado internacional, o Dollar Index – que mostra a variação da moeda ante uma cesta de seis divisas fortes – tinha queda de 0,34%.
Por Weruska Goeking, jornalista e especialista de mercado