Análise – A eleição de 2022 será respeitada?

06/05/2020 00:22

”Sem apresentar provas, Bolsonaro afirmou que o sistema é fraudado; Bolsonaro é um crítico do sistema; alimenta suspeitas de seguidores; o presidente aceitará uma derrota?”

Em conferência para investidores estrangeiros me pediram uma projeção sobre as eleições de 2022. Eu ri. Respondi que no Brasil previsões existem apenas para humilhar os analistas. Ninguém apostaria R$ 10 em Jair Bolsonaro um ano antes da eleição ou imaginaria que, 16 meses depois da posse, Sergio Moro se transformaria na maior ameaça à sobrevivência ao governo. Previsão política no Brasil é campo minado.

Mas também fugi da pergunta por não ter 100% de certeza de que o resultado das eleições de 2022 será respeitado.

Não, eu não acredito em uma intervenção militar nas circunstâncias atuais, embora a minha confiança esteja depositada mais nas credenciais dos comandantes das Forças Armadas do que nos arroubos presidenciais. O que me preocupa é o cenário de acirramento político. A cada semana, a corda é esticada um pouco mais. O momento natural para a corda arrebentar é a eleição.

Na hipótese mais factível (e aqui vou eu me arriscar em algumas previsões sob possibilidade de ser trucidado pelos fatos mais à frente), o governo Bolsonaro irá sobreviver à crise da pandemia, porém menos popular e muito mais radicalizado. Teremos meses duros pela frente.

As mortes por covid-19 serão contadas por dezenas de milhares. Em semanas, os hospitais de Fortaleza, Recife, São Paulo e Rio entrarão em colapso. Em algumas cidades, a quarentena será substituída por interdições totais, acirrando os conflitos políticos. Milhares de empresas vão fechar e milhões perderão seus empregos.

Num cenário otimista, no segundo semestre o Brasil supera o pico da pandemia, empresas e escolas retomam atividades e a economia para de piorar. E, sim, isso é otimismo.

Neste cenário base, a maior parte dos brasileiros responsabilizará Bolsonaro pelas mortes e desemprego, mas a sua capacidade de sobrevivência tem sido notável. Desde março, quando o coronavírus fez a primeira vítima no país, a desaprovação ao governo tem crescido de forma constante. De acordo com o Datapoder360, 40% dos brasileiros consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo. Mas a base bolsonarista é muito fiel –de 29%. A popularidade presidencial vai seguir caindo, mas aos olhos de hoje parece improvável que fique abaixo dos 15% que derrubaram Fernando Collor e Dilma Rousseff.

A lerdeza com que os congressistas espiam os pedidos de afastamento do presidente e a avidez com que negociam cargos no governo são indicadores de que o impeachment não está entre as 100 prioridades legislativas de 2020.

Entre os derrotados de 2018, o clima de diversionismo é igual. O PT gasta seu tempo escolhendo entre ter um candidato a prefeito de São Paulo que terá 8% dos votos ou outro que terá 11%. Ciro Gomes fala mais mal de Lula do que Bolsonaro e o Novo quer aderir ao governo só não sabe como. Neste modelo, Bolsonaro chega a 2022 ferido, mas com a máquina federal nas mãos e nenhum medo de usá-la.

A conspiração eleitoral é um dos elementos fundadores do bolsonarismo. Como deputado federal, Bolsonaro denunciou, sem apresentar provas, falhas no sistema eleitoral e por dezenas de vezes defendeu a volta do voto por cédula. Na campanha presidencial, ele se recusou a admitir que reconheceria uma eventual derrota e, recentemente, numa tentativa para desviar o assunto da pandemia, disse que apresentaria provas de fraude nas eleições. Nunca o fez, mas deixou para seus seguidores a suspeita no ar. Para Bolsonaro, a disputa sempre foi um “nós contra eles”, uma luta do bem contra o mal, do brasileiro comum contra a aliança da elite e a esquerda.

Em 16 meses de governo, Bolsonaro participou de meia dúzia de atos que pregavam a intervenção militar, o fechamento do Congresso e a prisão dos ministros do STF.

Se desperdiçasse menos tempo discutindo a existência de boitatás, a oposição poderia supor que nos 30 meses que faltam até as próximas eleições o compromisso do presidente com as normas democráticas ficaria mais tênue. A forma como Bolsonaro e seus seguidores tratam adversários como inimigos, o confronto diário com a mídia profissional e as trocas de comando na Receita Federal, no COAF e, agora, na Polícia Federal são indicadores reais do que se verá pela frente.

Numa campanha que tende a virar um plebiscito sobre o próprio Bolsonaro, parece ingenuidade dar de barato que o presidente estará pronto a aceitar uma derrota.

 

 

 

Por Thomas Traumann, 52 anos, é jornalista, consultor de comunicação e autor do livro “O Pior Emprego do Mundo”, sobre ministros da Fazenda e crises econômicas. Trabalhou nas redações da Folha de S. Paulo, Veja e Época, foi diretor das empresas de comunicação corporativa Llorente&Cuenca e FSB, porta-voz e ministro de Comunicação Social do governo Dilma Rousseff e pesquisador de políticas públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Dapp).

Tags: