Convênio com o Ministério da Agricultura permite entrega de máquinas agrícolas

02/03/2010 12:57

Foram entregues nove motoniveladoras para diferentes cidades

Equipamentos adquiridos pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, foram entregues ontem a 10 municípios e à Universidade de Mato Grosso (Unemat), para que sejam utilizados nos seus cinco campus que possuem operações agrícolas. A entrega foi feita pelo vice-governador, Silval Barbosa, e pelo secretário Neldo Egon ontem (1). O objetivo é fortalecer a agricultura familiar para dar condições de trabalho às cerca de 1400 famílias de Mato Grosso que fazem dessa prática seu meio de subsistência.

A solenidade de entrega das nove motoniveladoras, cinco tratores agrícolas, uma pá carregadeira, um trator de esteira, foi realizada na Central de Comercialização da Agricultura Familiar, na Rodovia Mário Andreazza, e contou com a presença de inúmeros produtores rurais bem como dos parlamentares federais, que destinaram emendas para compra das patrulhas agrícolas.

De acordo com Silval esses equipamentos são muito importantes já que vão beneficiar a produção, a comercialização com a melhoria nas estradas. O Governo trabalha com o objetivo de ampliar a base produtiva, fomentando o processo de diversificação e verticalização da produção agrícola promovendo a sustentabilidade econômica, social e ambiental do agronegócio e da agricultura familiar no Estado de Mato Grosso, para alcançar o desenvolvimento rural viável, justo e ambientalmente correto.

“Nós temos procurado estruturar e apoiar a agricultura familiar fazendo com que Mato Grosso, em todos os seguimentos tenha oportunidade de crescer. A agricultura familiar conta com um número significativo de famílias que ainda nós, infelizmente, não temos condições de alcançar a todos com ações como essa”, disse.

As máquinas agrícolas adquiridas foram por convênio com Ministério da Agricultura, Pecuária de Abastecimento (MAPA), no valor de R$ 5.684.940,52 (Cinco milhões seiscentos e oitenta e quatro mil, novescentos e quarenta reais e cinquenta e dois reais) e R$ 809.940,52 (Oitoscentos e nove mil, novescentos e quarenta reais e cinquenta e dois centavos), de contrapartida do Estado.

O secretário Neldo Egon disse que essas máquinas e equipamentos fazem parte das ações do Estado e do esforço conjunto da bancada federal de valorizar o produtor rural e estimulá-lo a produzir mais e com mais qualidade, além de preparar as estradas para o transporte e comercialização. “Esses máquinas vão trabalhar na abertura e manutenção de estradas vicinais. Com o advento da chegada do programa ‘Luz para Todos’, as pessoas estão voltando para o campo e com isso as demandas da agricultura familiar começar a aumentando”, finalizar.

As nove motoniveladoras foram distribuídas da seguinte forma: 01 Alta Garças, 01 Aripuanã, 01 Cáceres, 01 Colniza, 01 Paranatinga, 01 Gaúcha do Norte, Santa Carmem, 01 Vera e 01 Torixoréu. Os cinco tratores com os implementos de plantadeiras, carretas, distribuidor de cálcario e grade aradoura para a Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, nas seguintes unidades: 01 Cáceres, 01 Canarana, 01 Pontes de Lacerda, 01 Nova Xavantina, e 01 Tangará da Serra, um trator de esteira para Juruena, e uma pá Carregadeira para Nossa Senhora do Livramento.

Como parte das ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso, o vice-governador Silval Barbosa se reúne na tarde desta terça-feira (02.03) com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart. Também estão previstas audiências na quarta-feira (03.03), no Ministério da Agricultura e na Secretaria Nacional de Agricultura Familiar.

(Fonte: Sefaz)