Inscrições para Qualicopa vão até amanhã

04/03/2010 13:40

As inscrições podem ser feitas no Ganha Tempo, e nas unidades do Senai em Cuiabá e no Cristo Rei, em Várzea Grande.

Os cursos do QualiCopa, programa de qualificação profissional da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), vão até amanhã (05), das 07h30 às 17h30.

Além do Ganha Tempo, os interessados também podem procurar as unidades do Senai em Cuiabá (Av.XV de novembro) e no Cristo Rei, em Várzea Grande.

A expectativa da superintendente de Qualificação da Setecs, Rosamaria Carvalho, é de que cerca de cinco mil pessoas façam sua inscrição. “A procura pelos nossos cursos de qualificação é sempre grande, pois os trabalhadores já conhecem a qualidade dos treinamentos ofertados pelo governo. Nossos parceiros são sempre o Senai ou o Senac. Além disto, todos os cursos oferecem vale transporte, o que ajuda muito no caso daqueles que estão desempregados”, afirmou a superintendente.
As vagas serão distribuídas em 24 turmas, cada uma com 20 vagas, nos cursos de aplicador de revestimento cerâmico, auxiliar de gestão administrativo, mecânico de automóveis, mecânico de motocicleta, operador de micro computador e recepção com ênfase em rede hoteleira.
Desempregada há vários meses, a doméstica Denise Nunes da Silva, 37 anos, inscreveu-se para o curso de recepcionista e diz que espera ser selecionada. “Isto abrirá novas portas para minha vida, pois estou buscando uma mudança de ramo. Conseguir uma qualificação sem precisar gastar é muito importante para mim neste momento”, garante.
Desapontado com seu trabalho de autônomo, Robisney Araújo Costa, 32 anos, é outro que pretende atuar em outra área. Ele candidatou-se ao curso de auxiliar de gestão administrativo. “Espero conseguir uma das vagas, me preparar e conseguir trabalhar no ramo empresarial”, planeja.
A lista dos candidatos selecionados para os cursos estará disponível no mural do Ganha Tempo dia 10 de março. As aulas iniciam dia 15 e todos os alunos receberão vale transporte. A carga horária dos treinamentos varia entre 160 horas, como é o caso do curso de operador de micro e o de recepção, chegando a 254 horas, no caso do auxiliar de gestão.

Até o fim deste ano serão qualificados um total de 2.674 trabalhadores por meio do QualiCopa. Em 2009, 1.454 pessoas foram capacitadas por meio do programa. Em dois anos, o governo pretende qualificar, em parceria com o Senai e o Senac, um total de 4.028 trabalhadores para a Copa de 2014.

(Fonte: Secom)