O Estado contribuiu com 45% nesse primeiro trimestre, no resultado do PIB brasileiro e da balança comercial, índices que são de suma importância para o país e demostram o peso do estado na federação. Escreve Halisson Lasmar.
26/04/2023 02:18
MATO GROSSO É EXEMPLO MUNDIAL NA REDUÇÃO DO DESMATAMENTO
Quem fez esta declaração, foi ninguém mais, nem menos, que o Embaixador da Noruega em visita hoje no Paiaguas…a notícia já está correndo o mundo!
Recebido com muita simpatia pelo Vice- Governador do Estado de Mato Grosso, Otaviano Piveta nesta terça-feira(25), o embaixador da Noruega, Odd Ruud, saiu encantado com o que viu, ouviu e assistiu apresentado por Pivetta.
Durante a reunião, foram discutidos diversos assuntos, destacando-se a redução do desmatamento ilegal e o potencial de crescimento do potente agronegócio local, da seriedade que se trata a agricultura familiar e das medidas que estão em curso para seu incremento acelerado.
Estes temas e assuntos que discretamente estão no escopo e são tratados como a “menina dos olhos” do Vice Pivetta, dão ao embaixador um discurso que deverá correr o mundo e trazer olhares e recursos significativos para o Estado.
Ruud, um respeitado diplomata com trânsito livre na Europa, Américas e demais continentes, conhecedor profundo das causas ambientais e portador de aval e caneta para autorizar medidas e concessões de benefícios e investimentos de seu país, a parceiros que demonstrem seu empenho na luta contra o aquecimento global, redução de desmatamento e degradações com muito respeito a natureza, saiu sorrindo, animado e referendou MT como um “exemplo mundial na redução, controle e eficiência do desmatamento” … Uma fala que mostrará ao mundo a seriedade da gestão que busca progresso respeitando a natureza.
Esse fato deve escancarar portas e atenções do mundo inteiro para o Mato Grosso.
Pivetta deu os números, explicitou os avanços, passou informações importantes e conquistou o norueguês que se impressionou com os resultados e prognósticos que lhe foi mostrado.
A agricultura familiar, tema perseguido por Otaviano, foi aclamada pelo Embaixador que se mostrou sensível e propenso a buscar investimentos que incrementem a iniciativa do Estado, que é a de multiplicar culturas e tornar-se também um gigante do seguimento.
Os investimentos e as parcerias já consolidadas com municípios e a representatividade dos pequenos agriculturas familiares, que tem atenção especial da gestão, devem ser “catapultados” em curto espaço de tempo e confirmar que o sonho de Pivetta e Mauro Mendes, na crença de que este filão é um importante instrumento de desenvolvimento e renda, se concretize, avance e ganhe mercados que são emergentes de sua produção e consumo.
Boas notícias são diárias e MT, a cada dia, firma-se como um oásis no Brasil.
Vale lembrar que o Estado contribuiu com 45% nesse primeiro trimestre no resultado do PIB brasileiro e da balança comercial, índices que são de suma importância para o país e demostram o peso do estado na federação.
Orgulhosamente o mundo e o Brasil tem que respeitar e reverenciar MT e os mato-grossenses.
Por Halisson Lasmar, é jornalista em Mato Grosso.