Se desejamos uma sociedade justa e igualitária financeiramente, precisamos apoiar aqueles que chegaram lá primeiro e deram o exemplo, em vez de persegui-los como exploradores, o que eles não são. Escreve Stephen Kanitz.
19/06/2023 08:03
“Os ricos tendem a ser os mais otimistas, acreditando que tudo dará certo, e tomam medidas”
Somos todos iguais, com a mesma educação. Mas…
- Alguns inovam e criam algo que os demais desejam. Bill Gates, Jeff Bezos e Steve Jobs ficaram ricos por causa disso.
- Alguns são os primeiros a adotar o que outros criam. Fui um dos primeiros programadores de computadores no Brasil e sempre digo: seja o primeiro a adotar uma nova tecnologia.
- Muitas pessoas se endividam para mostrar um padrão de vida maior do que conseguem sustentar, e acabam ficando mais pobres com o tempo. É importante viver dentro de suas possibilidades financeiras e evitar o endividamento excessivo.
- Alguns vivem em países com impostos elevados, o que os torna mais pobres em comparação ao resto do mundo.
- A maioria gasta tudo o que ganha e não cria uma reserva financeira, criar um colchão de segurança, independente da situação financeira, é importante para todos.
- Durante a primeira recessão, muitas pessoas contraem dívidas. Durante o período de prosperidade que segue, elas pagam as contas e nada mais.
- A classe média cria uma reserva financeira para seis meses. Durante uma recessão, gastam tudo e, na fase de prosperidade que segue, reconstituem essa reserva. Um planejamento financeiro sólido pode gerar crescimento de patrimônio.
- Os ricos têm uma reserva financeira para dois anos. Durante uma recessão, eles gastam 25% dessa reserva, e os 75% restantes são usados para comprar ações a um quinto do preço. Na fase de prosperidade que segue, essa reserva financeira deles quintuplica.
- Os ricos tendem a ser os mais otimistas, acreditando que tudo dará certo, e tomam medidas. É importante ter equilíbrio entre otimismo e realismo.
- A esquerda tende a ser mais pessimista em relação ao mundo e acreditar que tudo está errado. Eles não conseguem enriquecer e se tornam professores.
- Se desejamos uma sociedade justa e igualitária financeiramente, precisamos apoiar aqueles que chegaram lá primeiro e deram o exemplo, em vez de persegui-los como exploradores, o que eles não são.
Por Stephen Kanitz, é um consultor de empresas e conferencista brasileiro, mestre em Administração de Empresas da Harvard Business School e bacharel em Contabilidade pela Universidade de São Paulo.