TCE Ambiental – Mais de 1,5 mil unidades são distribuídas pelo Berçário de Mudas

O Tribunal de Contas de MT inaugurou na Semana Mundial do Meio Ambiente o Berçário de Mudas distribuindo mais de 1,5 mil plantas.

11/06/2024 08:15

A programação contou ainda com feira da Agricultura Familiar, exposição de artesanatos, palestra sobre reciclagem e oficina de cerâmica

Berçario de Mudas no TCE-MT. Foto: Tony Ribeiro/Secom-TCE

A inauguração do Berçário de Mudas foi um dos destaques da Semana do Meio Ambiente realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que é liderada do conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo. No espaço, que funcionará de forma permanente, foram distribuídas mais de mil mudas. A programação voltada às temáticas ambientais foi realizada na última semana e contou ainda com feira da Agricultura Familiar, exposição de artesanatos sustentáveis, palestra sobre reciclagem, oficina de cerâmica e drive-thru de mudas, que distribuiu mais 500 plantas em frente ao Instituto Cuiabano de Educação (ICE).

O sucesso do Berçário das Mudas foi notório, tanto que a equipe envolvida teve que realizar duas reposições das plantas ofertadas aos servidores durante os três dias de programação. As mudas foram doadas pela Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MT).

Palestra sobre reciclagem e taxidermia. Foto: Tony Ribeiro/Secom-TCE

Os servidores do TCE-MT também aprovaram a Feira da Agricultura Familiar, que foi realizada no corredor do prédio administrativo e contou com diversos expositores. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) e da Empaer.

Para o agente técnico da Empaer, Geraldo Donizete Lúcio, a programação foi uma ótima iniciativa do TCE-MT. Segundo ele, as ações têm tudo a ver com os agricultores familiares, que produzem produtos que valorizam a natureza. “Lá na propriedade deles, eles produzem de forma sustentável, são agricultores conscientes quanto aos aspectos de meio ambiente. E o Tribunal de Contas, quando nos convida, valoriza isso. Tivemos a honra de contribuir também com a doação de mais de mil mudas para distribuição. Então, avaliamos como uma excelente iniciativa de forma geral. O TCE está de parabéns.”

Feira Artesanato Sustentável. Foto: Tony Ribeiro/Secom-TCE

Já a superintendente de desenvolvimento Rural da Seaf, Selma Borges de Oliveira Santos, ressaltou a importância da parceria com o TCE-MT, no sentido de levar à conscientização sobre meio ambiente. “A organização foi impecável, estamos muito felizes com o resultado e já nos preparando para manter essa parceria por muito tempo, já que os próprios servidores estão pedindo para que a feira seja algo permanente no Tribunal.”

A assessora jurídica do Núcleo de Patrimônio do TCE-MT, Débora Finazzi Luz Farah, acredita que a feira é mais uma prova de que o Tribunal está sempre à frente, nas ideias e inovações voltadas ao meio ambiente. “Trazer uma feira dessa para o nosso dia a dia, na hora do nosso trabalho, é excelente. Fora a entrega de mudas e exposição de artesanatos, que são ações de encher os olhos de qualquer um. Muito feliz em participar desse momento”.

Feira da Agricultura Familiar. Foto: Tony Ribeiro/Secom-TCE

Uma das feirantes, Aparecida Angela de Freitas, trouxe diversos tipos de castanhas, petiscos naturais e frutas desidratadas. Natural de Alta Floresta, ela vive em Cuiabá com o marido há pouco mais de um ano e se diz lisonjeada em participar de um evento dessa magnitude. “Para mim, foi um prazer receber o convite da Empaer e da Seaf para estarmos aqui no TCE, nos sentimos honrados. Foi muito bom participar desses três dias de feira, oferecendo produtos de qualidade e ao mesmo tempo movimentando a economia local.”

Integrante da Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), Ederson Machado, trouxe para a feira produtos in natura. “De quiabo a abacaxi, vendemos tudo. Cheguei com os caixotes cheios e volto com eles vazios. Isso é maravilhoso para nós e tenho certeza de que é satisfatório para quem adquire os nossos produtos, que são orgânicos e oriundos da agricultura familiar.”

Oficina de cerâmica. Foto: Tony Ribeiro/Secom-TCE

Com seis sabores diferentes de cappuccinos produzidos 100% artesanalmente, Everton Souza Silva, classificou a feira organizada pelo TCE-MT como relevante para a sociedade, para os feirantes e principalmente para o meio ambiente. “Acho que todos saem ganhando. A gente consegue entregar para os nossos clientes um produto sem conservantes químicos, feito com produtos selecionados e uma experiência de sabor maravilhosa. Isso ajuda na qualidade de vida de quem consome e não agride o meio ambiente, além de trazer rentabilidade para as famílias comerciantes.”

Além da feira, servidores puderam adquirir e prestigiar os produtos de artesãos locais, que expuseram suas peças sustentáveis na recepção do Edifício Marechal Rondon.

Encerrando a programação, na manhã de sexta-feira (7), a Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a Águas Cuiabá, realizou uma oficina de cerâmica com 300 alunos, na faixa etária de 11 e 15 anos, do ICE. Na ocasião, a Polícia Ambiental realizou uma palestra sobre a técnica de preservar a pele e montar animais muito similares à realidade (taxidermia) e proporcionou aos estudantes uma oficina com cobras. Também foram distribuídas mais de 500 mudas de plantas e houve o “Papo reciclável”, que ficou sob o comando do Sebrae.

 

 

 

Da Redação com informações da AssessoriaTCE-MT