353 agroindústrias familiares começam a operar a partir de março em MT

25/02/2010 13:08

Serão implantadas farinheiras, resfriadores de leite beneficiadoras de arroz e milho, entre outros

Finalizando uma das etapas do programa das agroindústrias familiares, serão entregues no dia 20 de março, equipamentos para 353 agroindústrias familiares em 138 municípios do Estado de Mato Grosso. Recursos provenientes da Emenda de autoria do senador Jonas Pinheiro (falecido em 2008), na ordem de R$ 13 milhões, do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário (Prodesa).

O montante será aplicado na construção de bases físicas e aquisição de equipamentos. O engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Márcio Gaio, que participou da elaboração dos projetos, ressalta que os agricultores familiares estão agregando valor com a industrialização de seus produtos.

Conforme Márcio, foram elaborados projetos para implantação de aproximadamente 200 resfriadores de leite, 49 farinheiras, beneficiadoras de arroz e milho, frigorífico para abater peixes, fábrica de ração, processamento de cana-de-açúcar, casa de mel, empacotadora de café orgânico e outros. Cada empreendimento deve atender no mínimo 10 famílias. Essa é uma experiência de aplicação de recursos não reembolsável que vem atender a real demanda dos agricultores familiares. “A demanda está entre as duas maiores cadeias produtivas, a do leite e mandioca”, esclarece Gaio.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) é a coordenadora do Programa auxiliando na execução, construção da base física e responsável pela entrega dos equipamentos no interior do Estado. Os técnicos da Empaer elaboraram o projeto e agora vão prestar assistência na implementação da agroindústria. Participam, também, as prefeituras municipais, associações, cooperativas e organização de agricultores.

Para participar do programa é necessário ser produtor rural e fazer parte de uma associação. Para implantação de uma agroindústria a ação deverá ser coletiva e contar com a participação da comunidade no processo. Os interessados podem procurar o escritório da Empaer mais próximo de seu município. “Com o funcionamento das agroindústrias vai permitir maior renda e qualidade de vida para o agricultor familiar”.

(Fonte: Sefaz)