Campo Verde participa de reality show do agronegócio

25/02/2010 14:04

Câmeras instaladas nas lavouras para reality show do agronégocio

Começou o período de colheita nas lavouras demonstrativas de soja do Projeto Lavouras do Brasil na cidade de Rio Verde, no estado de Goiás, e esta semana foi a vez da área experimental de Campo Verde, no Mato Grosso. O Projeto Lavouras do Brasil, o primeiro reality show do agronegócio brasileiro, idealizado e produzido pelo Canal Rural conta com a parceria técnica da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), patrocinada por empresas que atuam no agronegócio.

Iniciado em agosto de 2009, o projeto acompanha, em tempo real, quatro lavouras demonstrativas implantadas em Campo Verde (MT), Rio Verde (GO), Maringá (PR) e Passo Fundo (RS) – as principais regiões produtoras do país. Câmeras especiais do Canal Rural transmitem ao vivo pela internet, 24 horas por dia, o estágio de desenvolvimento das lavouras.

A lavoura demonstrativa de Campo Verde utilizou a variedade de soja TMG 131 RR, com característica de ciclo de 132 dias (ciclo determinado e precoce). A variedade possui também como característica a resistência a nematóide de cisto garantindo desta maneira uma boa produtividade. A área demonstrativa de Campo Verde, no estado do Mato Grosso,  antecipou sua colheita prevista para o dia 26, e aconteceu ontem (24). Foi a segunda área do projeto colhida essa semana. Foi realizado um Dia de Campo com uma visita guiada pela plantação, que foi acompanhada ao longo de sete meses. Na sequência aconteceu a  colheita da área de um hectare dedicada ao projeto.
Assim como aconteceu desde o preparo do solo para o plantio e durante todo o desenvolvimento das plantas, o início da colheita também foi registrado pela câmera do Canal Rural instalada na fazenda, que acompanhou em tempo real o dia a dia da plantação. Quem também observou de perto os trabalhos foi Piercarlo Desordi, um dos estagiários do projeto. Filho de produtor rural, ele sabe que, mesmo quando a colheita da área for concluída, as atividades ainda não estarão encerradas.

Com início às 10h, na área experimental Fazenda São Miguel, do Grupo Bom Futuro, o evento contará com a presença dos patrocinadores, apoiadores e equipe técnica do programa.

Também serão realizados eventos para marcar o início das colheitas nas lavouras demonstrativas de Maringá (PR), no dia 5 de março, e de Passo Fundo (RS), finalizando as ações no início do mês de abril.
A colheita da lavoura de Campo Verde deve ser finalizada nesta sexta-feira (26), quando haverá  apresentação de todas as informações sobre a plantação.

(Fonte: Agronotícias e Canal Rural)