Invictus chega ao cinema este fim de semana

27/02/2010 10:38

Morgan Freeman e Matt Damon sao os protagonistas de Invictus

Invictus um sucesso de crítica. A associação norte-americana de críticos deu ao filme dois prêmios, reconhecendo o diretor Clint Eastwood como o melhor de 2009, e o ator Morgan Freeman, que viveu a pele de Mandela, idem.

O filme é baseado no livro “The Human Factor: Nelson Mandela and the Game That Changer the World”, de John Carlin, e acompanha o período em que Mandela sai da prisão em 1990 e torna-se presidente em 1994. Na tentativa de diminuir a segregação racial na África do Sul, o rugby é utilizado para tentar amenizar o fosso entre negros e brancos, fomentado por quase quarenta anos.

A história começa com Mandela sendo nomeado com honras presidente da África do Sul. Sua missão, como todos sabem, era praticamente impossível: tirar o poder daqueles que o tomaram a força, os aceitando como iguais. Para muitos compatriotas era uma tarefa impensável, tanto para brancos como para negros. Mas é com esse espírito visionário que Mandela luta contra as diferenças, e uma das formas é apoiar seu time de rúgbi na Copa do Mundo que seria disputada na própria África do Sul. O filme conta também com o ator Matt Damon, que interpreta o capitão do time de rugby.

(Fonte: Diário de Cuiabá)