Moradores do norte de MT sentiram tremor de terra

04/03/2010 13:19

Fato teria ocorrido em Nova Canaã. Observatório de Brasília não tem dados

Os moradores de Nova Canaã do Norte (699 km ao Norte de Cuiabá) ouviram um barulho alto e um leve tremor de terra na madrugada do último sábado (27).

“Todo mundo ficou assustado quando, no dia seguinte, viu as imagens no Chile. Achamos que o tremor na madrugada de sábado pode ter alguma coisa a ver”, disse Izaru Delaumino, secretário de Administração do município.

O Observatório Sismológico em Brasília, no entanto, não sabe dizer se o que os moradores sentiram foi um reflexo do que ocorreu no Chile, ou se foi um tremor à parte, como costuma ocorrer na região.

O motivo da dúvida é que o sismógrafo instalado em Porto dos Gaúchos, estranhamente, parou de funcionar, exatamente na hora do terremoto.

“Não sabemos os reais motivos dos dados não terem sido registrados. É uma situação muito estranha e que vamos averiguar”, disse o professor George Sand França, sismólogo da UNB.

O especialista explicou que os reflexos do terremoto puderam ser sentidos em grandes capitais como São Paulo, mas somente por conta da altura dos prédio. “Em cidades menores, com casas, é impossível sentir qualquer coisa”, disse ele.

O que intrigou o pesquisador foram os relatos de ruídos escutados pelos moradores. “Esse tipo de coisa só ocorre em tremores tectônicos. Reflexos não liberam qualquer som”, explicou.

Ele não descartou a possibilidade de ter ocorrido um novo terremoto na região, apesar da raridade da situação. “Isso seria inédito. A perda de dados nesse sentido é ainda mais deprimente”, disse o cientista.

O Observatório Sismológico vai averiguar, agora, os dados de outros aparelhos para tentar descobrir se, de fato, houve o tremor.

Na região de Nova Canaã do Norte, fica também o município de Porto dos Gaúchos (663 km a Médio-Norte da Capital), cidade mato-grossense onde foi registrado, há 55 anos, o terremoto de maior intensidade já registrado no Brasil.

(Fonte: Mídia News)