Diretores da Agecopa visitam estádios europeus

13/03/2010 18:51

Três diretores da Agecopa iniciam neste domingo uma visita de conhecimento a estádios europeus considerados modelos de gestão. O presidente Adilton Sachetti e os diretores Yenes Magalhães (Planejamento) e Jefferson de Castro (Finanças) vão conhecer de perto a estrutura e a administração de grandes praças esportivas na Holanda, Alemanha e Inglaterra.

O objetivo é verificar os resultados das estratégias de gestão que garantem a necessária sustentabilidade financeira aos estádios. A capacidade de gerar recursos para a própria manutenção é fundamental, pois evita a transformação das estruturas nos chamados ‘elefantes-brancos”, imóveis públicos que perdem a finalidade por falta de gestão e de uso sustentado.

A visita começa pela Holanda, onde os diretores da Agecopa vão conhecer o Amsterdam Arena, a casa do time de futebol AFC Ajax. O estádio foi inaugurado em 1996, tem capacidade para 51 mil torcedores e costuma ser usado também para shows musicais. O diferencial é que esta Arena tem gestão privada, ao contrário da maioria das praças esportivas.

A partir de segunda-feira começa a visita aos estádios da Alemanha, que sediou a Copa do Mundo de 2006. Os diretores mato-grossenses vão conhecer uma situação concreta de pós-Copa, visitando o Esprit Arena, estádio multifuncional para 51 mil pessoas em Düsseldorf, o RheinEnergie Stadion Köl em Colônia e o famoso BayArena Leverkusen, casa do Bayern.

No dia seguinte a comitiva conhece as instalações do MSV-Arena, na cidade de Duisburg, com capacidade para 31 mil torcedores e a Veltins-Arena auf Schalke, em Gelsenkirchen, com capacidade para 61 mil. Este estádio recebeu a final da Liga dos Campeões da UEFA em 2004 e foi uma das principais sedes da Copa de 2006.

Ainda na Alemanha serão visitados os estádios do Signal Iduna Park, mais conhecido como Westfalenstadion, na cidade de Dortmund e o Commerzbank-Arena (Waldstadion) em Frankfurt.

A última etapa da viagem de conhecimento dos gramados europeus é a Inglaterra, onde serão visitados o estádio do Tottenham Hotspur Football Clube e o mais famoso estádio do mundo, o Wembley Stadium, em Londres.

Conhecido como o “Templo do Futebol” , o antigo estádio de Wembley foi demolido em 2003 e reconstruído como um novo super-estádio, versátil, arrojado e com capacidade de 90 mil espectadores. Além do futebol, abriga competições de atletismo e rugbi, espetáculos artísticos e tem uma cobertura retrátil. Em 2011, abrigará a Liga dos Campeões da UEFA.

 
(Fonte: Só Nótícias)