Medo do desemprego é menor entre brasileiros

Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e realizada pelo Ibope divulgada nesta segunda-feira (22) mostra que o trabalhador brasileiro começou o ano otimista em relação ao seu emprego. O indicador de confiança atingiu 82 pontos em março, o menor valor desde o início da série histórica da entidade, em 2003. Quanto menor o …

22/03/2010 17:31



Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e realizada pelo Ibope divulgada nesta segunda-feira (22) mostra que o trabalhador brasileiro começou o ano otimista em relação ao seu emprego.

O indicador de confiança atingiu 82 pontos em março, o menor valor desde o início da série histórica da entidade, em 2003. Quanto menor o índice, melhor é a expectativa com relação ao mercado de trabalho.

De acordo com a entidade, mais da metade dos entrevistados (53%) afirmou não temer o desemprego. Em dezembro do ano passado, este percentual era de 50%. Segundo a CNI, é a primeira vez desde o início do levantamento, em 2003, que mais da metade dos entrevistados afirmou não temer o desemprego.
 
O levantamento foi realizado em todo o país entre os dias 6 e 10 de março, a partir de 2002 entrevistas. Na comparação com o último trimestre de 2009, o índice caiu 4,1%, informou a CNI.

“O índice acumula queda de 15,7% desde o pico registrado durante a crise econômica, em março de 2009”, informou a CNI em comunicado.

“Houve recuo no percentual de pessoas que afirmaram estar com muito medo do desemprego. O índice caiu de 19% em dezembro de 2009 para 15% neste mês de março. Entre os que afirmaram estar com um pouco de medo, o percentual passou de 31% para 32% no período”, afirmou a entidade.

(Fonte: G1)