Exposição ‘Casas antigas de Cuiabá’ no Goiabeiras Shopping marca aniversário da capital

06/04/2010 18:20

A Secretaria de Estado de Cultura prepara uma programação toda especial para o mês de abril por conta do aniversário de Cuiabá, comemorado na próxima quinta-feira (08.04). Entre as atividades preparadas para celebrar os 291 anos da capital mato-grossense está a exposição “Casarios de Cuiabá”, aberta para visitação na Praça Central do Goiabeiras Shopping. A mostra, realizada pela SEC, é composta por 60 painéis com fotos de casas do centro histórico e estará aberta para visitação até o dia 11 de abril. A entrada é gratuita.

A exposição é fruto de um projeto realizado pelo guia turístico Hélio Ramos e o fotógrafo Mário Friedlander, que tem como objetivo documentar, registrar o momento atual dos casarões históricos a fim de servir como memória de um período e como fonte de pesquisas. Mais de mil casarões foram retratados, resultando em sete mil imagens aproximadamente. O melhor desse trabalho pode ser conferido está na exposição.

Hélio Ramos afirma que é uma realização para ambos ver o produto de seu trabalho exposto num local de grande fluxo de pessoas. “A idéia do projeto é realmente mostrar aos cuiabanos uma outra visão sobre as construções da cidade que são de uma riqueza e uma beleza impressionante. Além disso, outro objetivo da mostra é incentivar a preservação do patrimônio cultural, uma vez que o trabalho busca dialogar com o sentimento de ‘cuiabania’, que traduz num apego pelas tradições que marcam a cultura local”, afirma.

O fotógrafo Mário ressalta que esta é uma boa oportunidade para as novas gerações saibam como são os casarões neste momento. “Sabemos que estas construções sofrem intervenções como reformas, mudanças para se adaptarem melhor a nossa época, além da deterioração natural com o passar dos anos, por isso achamos importante registrar em fotos”, explica Mário.

De acordo com o superintendente do Goiabeiras Shopping, Adilson Marante, é um privilégio ter a oportunidade de sediar esta mostra. “O Goiabeiras Shopping tem sempre um espaço aberto para a divulgação da cultura cuiabana. Esta exposição encantará os cidadãos mato-grossenses, que passarão a valorizar ainda mais a cultura cuiabana”.

SERVIÇO:

O que: Exposição Casarios de Cuiabá

Local: Praça Central do Shopping Goiabeiras

Data: até 11 de abril

Horário: 10 às 22 h – Entrada gratuita

Tags: