Exposição temática celebra o Dia do Índio na Galeria de Arte da SEC

15/04/2010 17:17

Mato Grosso possui uma das maiores populações indígenas do Brasil, com mais de 40 etnias. No mês em que se comemora o Dia do Índio, a Galeria de Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura tem a honra de receber esta exposição temática, reunindo obras raras de seu acervo e de artistas convidados. A abertura da exposição é dia 15 às 19 horas. A exposição fica aberta para visitação até 29 de abril.

Entre as peças, duas coleções se destacam: “Xinguana”, de Clóvis Irigaray, e “Bugres” de Conceição de Freitas. Ambas são da década de 70 e integram o Patrimônio Histórico e Artístico da Pinacoteca do Estado. Na primeira, Clovito usa o giz pastel sobre papel para retratar o índio com a urbanidade. No segundo conjunto, Conceição utiliza madeira revestida de cera de abelha para traduzir seu olhar sobre a fisionomia indígena.

Também integram esta exposição obras de Amaro Dias, em que a escrita matriz dos indígenas – as pinturas rupestres – são representadas em acrílico sobre tela. Nilson Pimenta usa óleo sobre tela em estilo Näif para retratar o cotidiano e o lazer dos índios pantaneiros e, Deuseni Félix mostra, em grandes proporções, um pouco da temática que, na última década, a levou a representar Mato Grosso em eventos nacionais e internacionais.

SERVIÇO:

O que: Exposição Dia do Índio

Local: Galeria de Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura, localizada na Av. Getúlio Vargas, nº 247 – Centro.

Data: abertura dia 15 a 29 de abril.

Horário: Segunda à Sexta-feira, 08 às 18h

Tags: