Embrapa prepara tecnologias para a Agrobrasília 2010

21/04/2010 11:37

Os lançamentos podem ser conferidos na Vitrine Tecnológica da instituição, que reúne seis centros de pesquisa.
Serão apresentados variedades e híbridos de girassol; variedades e híbridos de milho e de sorgo. “Os híbridos são próprios para médios e grandes produtores e as variedades, para a agricultura familiar”, explica Edson Silva, coordenador da Vitrine Tecnológica.

Edson conta que também serão expostos alimentos especiais, como a batata doce com alto teor de betacaroteno. “O betacaroteno é um precursor da vitamina A e auxilia no combate à anemia em mulheres e crianças.” Haverá ainda demonstração do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e palestras sobre inseticida biológico.

As tecnologias apresentadas focam o produtor do Centro Oeste, mas também podem ser adotadas em outras regiões do País. “Os cultivares são desenvolvidos para que possam ser utilizados em vários estados, de forma a aumentar a adequação dos novos recursos a diferentes realidades”, afirma o coordenador.

Centros

Estarão presentes na Vitrine Tecnológica da Embrapa na Agrobrasília 2010 os centros Embrapa Cerrados, Embrapa Hortaliças, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Soja, Embrapa Algodão e Embrapa Transferência de Tecnologia. O espaço da instituição será de 7 mil m².

O coordenador da Vitrine destaca que eventos como a Agrobrasília são essenciais para a difusão das tecnologias desenvolvidas nos laboratórios. “A Feira abre portas para que o produtor conheça as novidades. Para tanto, fazemos um plantio ornamental, de forma a atrair o maior número de visitantes ao espaço.”

Tags: