PAS da Saúde retoma serviços de transplantes em Mato Grosso

22/04/2010 11:00

Laboratório de Histocompatibilidade contribuirá para a agilidade dos transplantes em MT

O secretario de Estado de Saúde, Kamil Fares, colocou em prática uma das ações previstas no Plano de Ação de Saúde (PAS), que é a retomada dos serviços de Transplantes, serviços esses que estavam paralisados e são prioridade para o Governo.

Kamil Fares disse que “o empenho da gestão e a retomada do diálogo com os parceiros e com o Ministério da Saúde é o que possibilitou a reestruturação e a retomada do funcionamento dos serviços de Transplantes no Estado”.

O transplante de córnea voltou a funcionar pelo fato da atual gestão ter se empenhado em buscar junto ao Ministério da Saúde a publicação do credenciamento dos estabelecimentos de saúde e equipes.

O Hospital de Olhos já está apto para realizar esses serviços, com publicação no Diário Oficial da União do seu recredenciamento e já tem programada a realização dos dois primeiros transplantes do ano.

Foram encaminhados para o Sistema Nacional de Transplantes o recredenciamento do Hospital Geral Universitário (HGU) para a retomada dos transplantes de enxertos ósseos e de córneas. Esse recredenciamento permitirá que, em breve, sejam retomados também os transplantes renais no Estado, sendo que já está em negociação o inÍcio dos serviços de transplantes de medula óssea.

Também estão sendo selecionados outros estabelecimentos hospitalares e outras equipes médicas visando implementar novos transplantes.

Segundo o secretário Kamil Fares “a questão dos transplantes é prioridade para o Estado e não serão medidos esforços para reorganizar o setor. As equipes existentes e os estabelecimentos de saúde estão sendo convocados a concentrar esforços no sentido de alcançar esse objetivo”.

No Plano de Ação da Saúde (PAS) que foi lançado nessa segunda-feira (19/04) pelo Governo do Estado Silval Barbosa e que consiste num conjunto de ações de aplicação imediata para 2010,  o objetivo é facilitar o acesso da população a uma saúde pública de melhor qualidade. O Programa ‘Fila Zero’ prevê a reorganização e a ativação do Sistema Estadual de Transplantes cujas ações já estão adiantadas e os serviços já estão sendo colocados à disposição das pessoas que necessitam desses serviços.

Tags: