Mutirão da Cidadania leva serviço e lazer para as famílias do São João Del Rey, em Cuiabá

26/04/2010 12:39

Governador Silval Barbosa e a secretária e primeira-dama, Roseli Barbosa, entregam cobertores e filtros de água para moradores do bairro São João Del Rey, em Cuiabá.

O Governo do Estado de Mato Grosso levou serviços e lazer para as famílias neste domingo (25.04), na Base Comunitária do bairro São João Del Rey, em Cuiabá. Emissão de documentos básicos, orientações jurídicas, registro de nascimento, cortes de cabelo e palestras educativas foram algumas das atividades oferecidas gratuitamente pelo Mutirão da Cidadania durante todo o dia.

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), que tem como objetivo atender a comunidade com serviços públicos essenciais. O governador Silval Barbosa esteve presente no Mutirão da Cidadania e destacou que o governo tem acompanhado os mutirões nos municípios mato-grossenses. “Cada mutirão cerca de 10 a 11 mil pessoas são atendidas. É o Governo do Estado levando a sociedade os serviços de cidadania”, afirmou.

A primeira-dama e secretária da Setecs, Roseli Barbosa, informou que o Mutirão da Cidadania é feito para suprir as necessidades básicas e resgatar a cidadania da população. “Estamos empenhados com esta ação e a nossa intenção é ampliar cada vez mais o programa Mutirão da Cidadania no Estado”, disse a secretária.

A dona de casa Maria Tavares, moradora do São João Del Rey, não escondeu sua alegria ao ver equipes do Governo do Estado atendendo os moradores. “Estou muito feliz por esta iniciativa do Estado em prestar serviços à população de forma gratuita”, afirmou a moradora que reside no bairro há mais de 20 anos.

O morador do Novo Milênio, Aparecido Macedo, aproveitou a oportunidade para cortar o cabelo e tirar cópia de documentos pessoais. “O Governo do Estado está prestando um excelente serviço à comunidade e isso é muito importante porque a nossa região do Osmar Cabral é muito distante”.

O evento foi realizado em parceria com vários órgãos: Coordenadoria de Polícia Comunitária da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Conselho de Segurança Pública, Projeto Rede Cidadã, Instituto de Identificação, Polícia Judiciária Civil, Secretaria de Estado de Saúde, Detran, TRE, Defensoria Pública, Cartório de Registro Civil de Nascimento, Banco do Brasil, Justiça Comunitária e Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Além do mais, os projetos “Caçulas do Pandeiro” e  “Viva o seu Bairro”, do Grupo Gazeta de Comunicação, proporcionaram diversas atividades de lazer na comunidade.

SEGURANÇA PÚBLICA Marcos Negrini/Setecs-MT
 
Governador Silval Barbosa e a secretária e primeira-dama, Roseli Barbosa, entregam cobertores e filtros de água para moradores do bairro São João Del Rey, em Cuiabá.

Além disso, Silval Barbosa andou pelas ruas do bairro e conversou com moradores. O capitão da Polícia Militar, Marcelo Moraes, agradeceu ao governador pelo investimento do Governo do Estado na guarnição da polícia. “A Polícia Militar está mais próxima da comunidade, sendo que o Governo está permitindo essas ações”, afirmou.

CENTRO COMUNITÁRIO

O governador visitou a base de distribuição de cobertores e filtros de água da Setecs, no bairro São João Del Rey. A casa do presidente do bairro, Luiz da Silva, conhecido como Ginho, é o local onde estão os 115 filtros de água, 50 cobertores e 500 quilos de feijão que serão distribuídos aos moradores cadastrados. Até então, a comunidade não tinha um centro comunitário, tão pouco um lugar para fazer reuniões e nem armazenar os produtos.

Mediante os fatos expostos, o governador Silval Barbosa anunciou a construção do centro comunitário no bairro. Um investimento de 130 mil reais. “Um sonho da comunidade. Agora, os moradores vão ter um centro comunitário para realização de eventos, reuniões, entre outros serviços. Um espaço para a comunidade trabalhar e se organizar”, afirmou.

O presidente do bairro comemorou a conquista de um centro comunitário na região. “Antes reuníamos na igreja e agora vamos ter um espaço para a comunidade organizar eventos e reuniões”, disse.

Tags: