Curso de Braille aborda a importância da inclusão social

28/04/2010 20:05

Com o objetivo de fomentar a integração dos deficientes visuais com o meio social, a Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Instituto dos Cegos, promoverá um curso gratuito de braille, entre os dias 10 e 14 de maio, na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. Serão duas turmas, sendo uma no período matutino (8 às 11h30) e outra no vespertino (13 às 17h). As inscrições estão abertas e podem ser feitas na própria Biblioteca, lembrando que estão disponíveis 20 vagas para cada turma.

O curso, que será ministrado pelos orientadores Ângelo Santo de Lima e Hilda Siqueira da Silva, é voltado principalmente para professores das redes pública e privada. Mas podem participar quaisquer interessados pela linguagem braille.

Com carga horária de 20 horas, as aulas terão uma parte teórica e outra prática. O conteúdo programático conta com a apresentação de um breve histórico sobre o sistema braille, a importância da alfabetização desse sistema para a pessoa com deficiência visual, apresentação da Sela braille, transcrição do sistema braille em tinta, a importância do braille no processo de alfabetização e inclusão da pessoa com deficiência visual

Conforme Maria Auxiliadora, professora que atua na Biblioteca, o objetivo do curso é proporcionar o conhecimento da escrita e leitura braille aos professores e comunidade em geral, garantir o acesso aos meios de comunicação digital, além de incentivar o processo de comunicação entre as pessoas com deficiências visuais.

Sobre o braille – O sistema braile é um conjunto de Pontos que permite as pessoas com deficiência visual a ler e escrever com o auxílio de ferramentas chamadas Reglete e Punção. Este sistema foi criado em 1825 pelo francês Luiz Braile.
SERVIÇO:

O que: Curso de Braille

Local: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça

Data: entre 10 e 14 de maio

Horário: duas turmas – matutino (8 às 11h30) e vespertino (13 às 17h)

Inscrição: gratuitas e pode ser feita na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça , localizada no Palácio da Instrução – Vagas limitadas.

Tags: