Palestra do TCE em Fórum de Contabilidade reúne 300 alunos

29/04/2010 14:04

O Tribunal de Contas de Mato Grosso participou do 5º Fórum de Estudos Contábeis organizado pelo Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon). No dia 19, mais de 300 acadêmicos do curso de Ciências Contábeis assistiram à palestra “Os novos desafios do Controle Externo para o aprimoramento da Gestão Pública” ministrada pela secretária Geral da Presidência, Jaqueline Jacobsen Marques, que representou o conselheiro presidente Valter Albano no evento.

A diferença entre contas de governo e de gestão, o que consiste a fiscalização do uso dos recursos públicos com base na ‘Avaliação de Resultados de Políticas Públicas’ e as vantagens do controle externo concomitante foram alguns dos temas abordados. Também foram citadas as ações do TCE direcionadas ao fortalecimento do controle interno e incentivo do controle social.

Os avanços do Tribunal de Contas, enquanto orgão de controle, apresentados por Jaqueline Jacobsen tiveram uma abordagem focada na importância do Planejamento Estratégico, adotado pela instituição em 2005. “Como acadêmicos e futuros contabilistas, é necessário que eles tenham a compreensão do que deve ser feito para alcançar uma situação desejada”.

De acordo com a secretária Geral da Presidência, o modelo de fiscalização de resultados adotado pelo TCE despertou um interesse extra dos alunos. “Saber se aquele investimento financeiro trouxe benefícios à população é um método de fiscalização mais eficiente do que analisar, por exemplo, projeto por projeto das prefeituras”, pontuou. Vale dizer que a Avaliação de Políticas Públicas utilizada pelo Tribunal é uma ação inédita no Brasil.

A reitora do Unirondon, Luzia Guimarães, agradeceu a participação do TCE no 5º Fórum de Estudos Contábeis e ressaltou a importância das informações acerca da atuação do órgão fiscalizador, uma vez que se trata da mesma área de atuação dos futuros contabilistas.

A participação do TCE em eventos direcionados a entidades de classe, organizações civis e demais públicos formadores de opinião é uma das atividades do Programa Consciência Cidadã. Na perspectiva da sociedade, assegurar a efetividade às ações de controle social relacionadas ao controle externo é o objetivo 3 do Plano Estratégico 2010-2011.

Tags: