Arquibancadas do Verdão começam a ser demolidas

04/05/2010 16:48

Início das obras da nova arena do Verdão

Três escavadeiras hidráulicas de grande porte iniciaram na manhã desta terça-feria (04.05) a demolição da arquibancada descoberta do antigo Verdão. As máquinas, equipadas com um equipamento chamado ‘rompedor’, estão desmontando as estruturas de concreto que formam as arquibancadas, além das calçadas que circundam o campo de futebol. Aproximadamente 40 trabalhadores estão atuando no canteiro de obras nas diferentes tarefas que envolvem a demolição.

A previsão é que em dez dias a maior parte das arquibancadas descobertas seja removida. Em seguida o concreto será triturado para utilização como aterro para a nova Arena Multiuso. Os operários do consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior já terminaram a retirada das cadeiras e divisórias existentes nas arquibancadas e estão iniciando a desmontagem da estrutura metálica que sustenta a cobertura do Verdão.

A retirada da cobertura é o trabalho mais demorado, já que tudo precisa ser desmontado com cuidado para permitir a reutilização. Todo o material retirado será encaminhado à Secretaria de Esportes e Lazer (SEEL) e Secretaria de Administração (SAD), que definirão as praças esportivas que reutilizarão estes equipamentos. O tapume que vai cercar toda a área do canteiro de obras, com aproximadamente mil metros quadrados, também está sendo instalado.

Cuiabá é uma das três sedes que iniciaram efetivamente as obras para a Copa 2014 dentro do prazo estabelecido pela FIFA, que terminou ontem (3/5). Ao lado de Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM), a Capital mato-grossense tem se destacado pela agilidade no cumprimento dos rígidos prazos que vão garantir a realização do Mundial de 2014 no Brasil.

O arquiteto Marcelo de Oliveira, Assessor Técnico da Agecopa, destacou que Cuiabá está cumprindo rigorosamente o termo de compromisso firmado com a FIFA e o COL (Comitê Organizador Local), coordenado pela Confederação Brasileira de Futebol. No próximo dia 13 representantes do Departamento de Estádios do COL estarão em Cuiabá para a vistoria técnica do estádio e avaliação do cronograma de obras. Este trabalho será feito em todas as cidades-sedes, começando amanhã (5) em São Paulo e encerrando no dia 20 em Salvador.

Tags: